quarta-feira, 31 de julho de 2013

Benchmarking Brasil começa hoje

BENCH_LOURO_VERDE_11ANOSBenchmarking Brasil Inspira Empresas e Gestores na busca contínua das Melhores Práticas

Há 11 anos Benchmarking Brasil certifica os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Mais de 150 empresas já passaram pelo crivo de uma comissão de especialistas de vários países que avaliam as práticas pela metodologia Benchmarking, ou seja, pontuam quesitos da qualidade gerencial dos processos de projetos e ações que apresentaram indicadores positivos em benefício do meio ambiente natural e social.  A avaliação é feita por todos os integrantes, que pontuam todos os quesitos, sem ter acesso ao nome da organização adotante.  As práticas que obtém indice técnico, ou seja, pontuação superior a 7,1 são consideradas boas práticas e passam a integrar o Ranking da Edição, o Banco Digital de Práticas de Sustentabilidade (o maior do país com livre acesso) e a série BenchMais com 2 livros já publicados e distribuidos gratuitamente para bibliotécas de universidades e entidades representativas. Também são publicados em revistas especializadas e citados na Edição Comemorativa da Revista Benchmarking. 

Os Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira

Em 2013 foram certificadas 30 práticas de 28 instituições brasileiras. Tivemos 79 inscrições, das quais, 42 foram validadas para avaliação de uma comissao técnica composta por 15 especialistas de 8 diferentes países. As empresas Benchmarking 2013, por ordem alfabética são: Alumar, Ambev, ANA - Agencia Nacional de Aguas, ArcelorMittal, Avon, Aurora Alimentos, Braskem, BRF, Casa da Moeda, Celulose Irani, Consórcio Santo Antonio, Damha Urbanizadora, Danone, Deb, Diageo, Duke Energy, Ecotech, Ekofootprint, Fleury, Gerdau, Instituto do Cancer, Instituto Embratel 21, Intel, Itaipu Binacional, Kinross, LLX, Sabesp, Schneider Eléctric Brasil. 

Inspirando outros segmentos da sociedade na busca contínua das boas práticas

abaporu_pBenchmarking Brasil desde 2012 incluiu novas categorias no Programa. Benchmarking Junior que reconhece os projetos inovadores verdes de alunos de cursos técnicos do nivel médio e graduação. São projetos que propões o uso de novas tecnologias e processos na fabricação e uso de materiais e serviços, e Benchmarking das Artes, que reconhece artistas que usam a sustentabilidade como forma de expressão e técnica. Também faz homenagem a pessoas que transformam realidades com suas interferências positivas a favor da vida. Este ano Benchmarking Brasil homenageia pioneiros da sustentabilidade, representados pelo Dr. paulo Nogueira Neto, o primeiro secretário especial de meio ambiente do país, com prerrogativas de ministro, e, Dra Consuelo Yoshida, Desembargadora Federal e Coordenadora do primeiro curso de pós graduação em gestão ambiental estratégica do país. selo_vermelho1

Benchmarking começou hoje e irá até amanhã apresentando as melhores práticas de sustentabilidade deste país. O evento está sendo realizado no auditório do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3a Região - Av. Paulista, 1842 - 25 andar, das 10h as 18h30.  A solenidade Benchmarking onde serão apresentados o Ranking dos Detentores das Melhores Práticas Socioambientais ocorrerá no dia 01/08 a partir das 19h neste mesmo local. Veja programação AQUI  

Sobre o Programa Benchmarking Brasil 
TROFEUS_2012

Em 10 edições já realizadas Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do Brasil. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Ao longo destes 10 anos, Benchmarking Brasil incentivou a busca da melhoria contínua e a adoção das melhores práticas nas organizações, contribuindo assim com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país.

Com metodologia própria, o Programa Benchmarking Brasil seleciona, reconhece e certifica as melhores práticas de sustentabilidade do país. A metodologia de seleção e definição do Ranking Benchmarking Brasil começa pela formação de uma comissão técnica multidisciplinar composta por especialistas de vários países que avaliam a prática inscrita sem ter acesso  ao nome da organização para assegurar total imparcialidade, precisão e credibilidade do resultado. O Programa não pode receber patrocínio pelo mesmo motivo, mas conta com apoio logístico institucional e de divulgação para sua realização. 


(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organziações através de um processo de aprendizado. (wikipedia) 

Serviço:

Kathellyn Santos
www.benchmarkingbrasil.com.br
kat@maisprojetos.com.br 
11 3257-9660/ 3729-9005

Nenhum comentário:

Postar um comentário