segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Instituto Mais participa do FITS da 12º Adventure Fair

O Fórum Interamericano de Turismo Sustentável - FITs é um evento paralelo da Adventure Fair, uma feira de turismo, considerado o maior evento de Turismo de Aventura da América Latina.

O Fórum proporciona a troca de experiências nacionais e internacionais por meio de depoimentos de especialistas e de empresários do setor que se beneficiaram na adoção de boas práticas para a sustentabilidade.


A Adventure Fair está em sua 12ª Edição, e aconteceu no período de 11 a 14 de Julho na Bienal Ibirapuera, e o FITs em sua  8ª Edição, e ocorreu no Porão das Artes do Parque Ibirapuera.

O FITs foi criado como resposta a uma necessidade identificada pelas entidades ambientalistas de organizar um fórum de discussão sobre temas
relacionados à sustentabilidade da atividade turística. Busca criar um ambiente que possibilite a ampla participação dos representantes dos setores: público, privado e entidades do trade. 

O Instituto MAIS através da sua Presidente do Comitê de Sustentabilidade, Marilena Lavorato, participou do forum falando sobre o tema "Sustentabilidade como estratégia de Negócios, 10 anos do Programa Benchmarking".

Estavam presentes especialistas e representantes do setor de turismo do Governo, da iniciativa privada e ONGs do Brasil, Argentina e demais publico interessado no tema. Na foto ao lado, Marilena Lavorato, do Instituto Mais ao lado de Mario Mantovani, do SOS Mata Atlântica.

Os palestrantes falaram sobre práticas, produtos e estratégias do setor que desponta com força para receber turistas de todo mundo com os eventos globais que sediará: Copa do Mundo em 2014, e Olímpiadas em 2016.

Percebe-se uma intensa movimentação e dedicação dos especialistas e empreendedores do turismo para vencer os desafios e aproveitar as oportunidades que o mercado impõe a este segmento da economia, afirma Marilena Lavorato do Instituto Mais.

O Brasil, detentor de belezas e riquezas naturais e culturais, tem pela primeira vez, a chance de mostrar ao mundo que está preparado para um turismo de qualidade e de nível mundial. Mas, para isto, terá que investir em capacitação e infraestrutura para receber turistas exigentes e
informados, principalmente em relação as questões socioambientais e de sustentabilidade. Na foto ao lado, Marilena Lavorato e Paula Arantes, responsável técnica do FITS.

Na Grade técnica do FIST, especialistas e empreendedores falaram sobre boas práticas, normatização, cenários internacionais, estratégias, marketing e comunicação, unidades de conservação e cases de sucesso de varias regiões do país.  O Instituto Mais abordou o tema A Sustentabilidade como Estratégia de Negócio apresentando os 198 boas práticas de sustentabilidade selecionados pelo Programa Benchmarking. 

O Programa Benchmarking em 2012 completa 10 anos de existência, e ao longo deste período contruiu e detém o maior banco de práticas de sustentabilidade do país, uma verdadeira fotografia da gestão socioambiental empresarial brasileira. Em 2011, lançou o livro BenchMais2 com as 198 práticas, artigos de especialistas e personalidades, entre elas, Dr. Paulo Nogueira Neto (primeiro ministro do meio ambiente do país) e Lester Brown (autor internacional que há mais de 10 escreve sobre economia verde), e prefácio da Ministra do Meio Ambiente, Iabella Teixeira. Para conhecer o Programa e as práticas Benchmarking, visite o site oficial da iniciativa: http://www.benchmarkingbrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário