quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Kotler e o Marketing Sustentável

O bem-sucedido pensador e autor de livros sobre marketing, Phillip Kotler, fez ontem (9) uma palestra para mais de cinco mil pessoas no auditório do HSM Management, fórum de gestão empresarial, ressaltando conceitos-chave de seu último livro Marketing 3.0. Kotler iniciou o discurso - composto inicialmente por duas horas, mas diminuido pela pressão da audiência excedente, mantida fora do auditório - afirmando que esse é um momento de ouro para o Brasil, já que existe paz, crescimento econômico e dois grandes eventos globais esportivos por vir.
Kotler não chegou a elogiar a fama do país, adquirida na cúpula de Copenhagen, de atenta a preceitos da sustentabilidade, mas deixou claro que para as organizações serem realmente eficazes e inovadoras na próxima década, terão que adaptar seu foco em fazer a diferença na vida das pessoas, e ajudar o planeta.

Algumas diretrizes básicas

Trazer o objetivo da empresa para a geração de valores mais específicos, olhar clientes como potenciais comunidades inter-conectadas e fazer o que é certo, e não apenas o lucrativo foram algumas das orientações que o autor explicou em sua apresentação. O exemplo segundo ele, do que seria uma "marca viva", atuante sobre o prisma desse novo modelo, é a empresa americana Timberland, que assegura positivamente o que seriam os três I's do Marketing 3.0: integridade, identidade e imagem. Nesse quesito, a empresa tem um segmento de atuação comercial muito bem definido, mantém um portfólio de iniciativas sociais nas quais "acredita" e fornece apoio, e figura em um lista de grandes marcas que os americanos "amam".

Nós do Instituto + estamos em total concordância com os príncipios expostos por Kotler, por exemplo, as eras da participação e da sociedade criativa, delimitando os novos conceitos de marketing, e os objetivos empresariais direcionados não apenas ao lucro e progresso social mas também focados em geração de valores ambientais e sustentabilidade.
Talvez nosso principal exemplo dentro desse contexto, seja a lapidação de um conceito próprio de Benchmarking, definido inicialmente pelo expert Cristopher E. Bogan, como "um método sistemático de procurar os melhores processos, idéias e procedimentos de operação que conduzam a um desempenho superior", resumido em nosso slogan como "Compartilhar para Crescer".
Nessa linha é correto dizer que o livro BenchMais 2, que será lançado em 2011, foi produzido por uma dinâmica participativa, já que contempla 198 cases de experiências socioambientais escritos por especialistas, de empresas e organizações, atuantes em diferentes realidades técnicas e econômicas. O selo Benchmarking, a FIBoPS, o livro BenchMais, os encontros técnicos gratuitos, entre outros, confirmam que estamos no caminho certo, e fazendo a coisa certa, conforme os fundamentos do Marketing 3.0, o que seria a versão humanizada dessa recente prática.

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