sábado, 11 de dezembro de 2010

Mexico: Evento paralelo a COP 16 discutiu cultura de sustentabilidade e açoes orientadas pela sociedade civil


Terminou hoje a segunda ediçao do Klima Fórum10, na cidade de Puerto Morellos, vizinha a Cancun. O evento, originado na COP15 em Copenhagen, manteve o objetivo de discutir paralelamente, temàticas levantadas durante a COP 16 - que ocorreu durante a mesma semana- e demais açoes ligadas a sustentabilidade e mudanças climáticas. O evento foi liderado pela sociedade civil e teve a presença de mais de 40 nacionalidades, entre ambientalistas, técnicos ambientais, jornalistas e representantes de ONG´s.
Ao longo dos quinze dias de duraçao, o Klima Forum funcionou como um Centro de Conferencias e EcoAldeia. Os participantes puderam se hospedar nos alojamentos e participar de discussoes sobre temas ligados a cultura de sustentabilidade, organizacoes civis formais e informais aliadas a causa ambiental, resolucoes recém discutidas na COP 16 - como validade do Tratado de Kioto e falhas na definiçao do mecanismo REDD - além de estratégias de participaçao para a COP17, que será relizada em 2011 em Cape Town, África do Sul.
Um dos organizadores do Klima Forum, o diretor da "Red por el Decrecimiento" da Cidade do Mexico, Miguel Valencia, resumiu algumas das conclusoes chegadas durante o encontro. "Devemos abrir mais espaço de participaçao política para a sociedade civil, pois as decisoes, inclusive de cunho ambiental, devem começar desde a base e nao serem sempre esperadas apenas de uma porcentagem mínima de representantes."
Outro líder do evento, o israelense Karim Kohn, argumentou sobre a necessidade de maior transparencia, e participaçao de organizaçoes civis de diversos estratos - como ligas campestres e cooperativas - na geraçao de decisoes em conferencias como uma COP. "As metas definidas em conferencias de grande porte, deveriam iniciar seu processo de discussao sendo aprovadas por votos populares locais, e só assim levadas a validade em escala global." Mais informaçoes sobre o que tratou o KlimaForum10 podem ser encontradas no site http://klimaforum10.org/