sexta-feira, 31 de março de 2017

Cases e Projetos alinhados com os ODS da Agenda ONU

III Fórum de Sustentabilidade em 06 de abril

Inovações e práticas de excelência em Energia e Recursos Hídricos

Programe-se para o terceiro Fórum de Sustentabilidade que acontecerá em 06/04, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi da Unidade Vila Olímpia, em São Paulo/SP.  Na programação, Cases e Projetos Benchmarking alinhados com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda ONU. Para conhecer os 17 objetivos clique AQUI

Especialistas, gestores e jovens talentos das inovações verdes tratarão dos temas Energia e Recursos Hídricos e das suas conexões com os ODS 6, 7, 11, 12, 14, e 17.

 Teremos 6 exposições com experiências de sucesso nestas áreas. Pedro Cortez, Pedro Cortes - Coordenador da Rede Internacional de Estudos Sobre Meio Ambiente e Professor da USP será um dos palestrantes.

Gestores de São Paulo e do Rio Grande do Sul também estarão presentes apresentando seus cases Benchmarking, além dos jovens pesquisadores e empreendedores socioambientais.

Os Fóruns mobilizam um time de organizações para sua realização. São 9 parceiros e 3 apoiadores. Em 2017 serão itinerantes e em parceria com universidades, escolas técnicas profissionalizantes e entidades representativas e governamentais. 

Os Fóruns contam com a cobertura de jornalistas especializados e tem momentos transmitidos ao vivo pelo Live do Facebook do Instituto MAIS. Inscrições online, emissão de certificado digital aos que comparecerem pela internet, gratuito, vagas limitadas.

Sobre os Fóruns de Sustentabilidade: 

São encontros para exposição de cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking, e alinhados com a agenda ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. São abertos ao público e os principais momentos do evento são transmitidos ao vivo pelo LIVE do Facebook da conta Instituto Mais. 

Os primeiros encontros foram realizados a partir de 2000 reunindo especialistas, cientistas, ativistas, e lideranças para a troca de visões, reflexões e soluções sustentáveis. Foram aprimorados, e a partir de 2017 são itinerantes e em parceria com universidades, escolas profissionalizantes, e entidades representativas. 

Participação gratuita com emissão de certificado digital aos que comparecerem. Para ver a programação e se inscrever siga para a página: http://benchmarkingbrasil.com.br/agenda-2017/

Serviço:
Data: 06/04/2017
Horário: Das 9h as 12h
Local: Universidade Anhembi Morumbi unidade Vila Olímpía – Rua Casa do Ator, 275 - São Paulo/SP
Tema: Inovações, e práticas de excelência em Energia e Recursos Hídricos
Programação e Inscrição:
http://benchmarkingbrasil.com.br/agenda-2017/
Contato: (11) 3257-9660 / 3729-9005 ou pelo email gmga@maisprojetos.com.br


São Paulo, 31 de Março de 2017 -
Programa Benchmarking Brasil e Parceiros

quinta-feira, 30 de março de 2017

Benchmarking - Mais tempo para envio dos cases de sustentabilidade

Gestores e empresas com boas práticas ganham mais tempo para inscrever seus cases

Em atendimento as inúmeras solicitações para prorrogação do prazo das inscrições, os organizadores estenderam o prazo para até o dia 12 de abril.  Assim, empresas e gestores com boas práticas socioambientais poderão melhor preparar seus cases para a certificação Benchmarking dos legítimos da sustentabilidade

Benchmarking Brasil é um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país. Sua metodologia de seleção de cases tem o reconhecimento da ABNT.  Na declaração concedida, a ABNT afirma “Ao longo de todo o processo, o Programa Benchmarking Brasil se reveste integralmente de princípios elevados de isenção, imparcialidade, transparência e credibilidade, materializando uma possibilidade efetiva para que as empresas e instituições partícipes possam demonstrar para a sociedade que são detentoras e promotoras de boas práticas socioambientais” . Para ver a declaração completa, clique AQUI

Segundo a idealizadora do Programa, Marilena Lavorato ” Benchmarking Brasil é um canal de comunicação muito diferenciado para que as organizações com boas práticas  prestem contas a sociedade sobre a forma como a sustentabilidade é aplicada em seus negócios.  Demonstram mais do que simplesmente seus resultados em números e relatórios, demonstram principalmente como se chegou a eles explicando seu modus operandi”

Benchmarking Brasil reúne a massa crítica da sustentabilidade dos 3 setores da economia.  Nomes consagrados da sustentabilidade participam da iniciativa integrando a comissão técnica, escrevendo artigos inéditos para as publicações do Programa (livro e revista), apoiando o programa, ou então presentes nos Fóruns de sustentabilidade onde são apresentados cases Benchmarking certificados. 

Nomes consagrados na Comissão Técnica


Comissão Técnica Global com a participação de especialistas de 8 diferentes países, sendo 6 integrantes do Brasil e outros 9 integrantes de 7 diferentes países: Canadá, Estados Unidos, Venezuela, Portugal, Noruega, Suiça e Suécia. Conheça a comissão técnica 2017 que avaliará os cases da edição 2017, AQUI

Um dos integrantes do Brasil, o Pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Antonio Donato Nobre, disse sobre o Programa: Creio que o Benchmarking Brasil presta um excelente serviço a causa ao estimular entidades a criar e colaborar, conferindo selos de sustentabilidade que possam distinguir, estimular e reforçar boas praticas no interesse comum.

Outro integrante da Suécia, Pal Martensson, criador e gestor do Parque Kretsloppsparken Alelyckan, considerado o maior parque de reciclagem do mundo com 35 mil metros quadrados e localizado na cidade de Gothemburg na Suécia, disse sobre o Programa: Minhas experiências do Brasil, que eu visitei mais de dez vezes, ficaram cada vez mais impressionantes. Há tantas pessoas inteligentes e talentosas que desenvolvem projetos incríveis. Benchmarking Brasil é um dos melhores que já vi, há tanta energia e otimismo que eles compartilham. Benchmarking Brasil é a estrela líder em termos de inovação e otimismo.

Este ano a comissão técnica avaliadora é composta por 15 especialistas de 8 diferentes países que pontuarão os quesitos dos cases inscritos sem terem acesso ao nome da organização. Para garantir visão global, participam da banca 6 integrantes que residem no país, e outros 9 que residem em outros países: Canadá, Estados Unidos, Noruega, Venezuela, Portugal, Suiça e Suécia. As inscrições poderão ser feitas online pelo site, em espaço restrito da internet com login e senha até o dia 12 de abril. O Ranking Benchmarking será conhecido no “XV Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer” em 29 de junho, no auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região, sito na Avenida Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. 
Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas
O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. 

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 12 de Abril de 2017. Mais informações no site benchmarkingbrasil.com.br   Visite        TOP FIVE

segunda-feira, 20 de março de 2017

A sustentabilidade é seletiva e nada superficial


Não se cogita mais a hipótese do isolamento nas sociedades sustentáveis. 
Assim como o aquecimento é global, a responsabilidade de combatê-lo também o é. 

Este e outros temas que impactam a vida das pessoas e do planeta estão cada dia mais presente na pauta de interesse de todos.  

Desde de outubro de 2015 a  agenda ODS (objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU está sendo implementada com seus 17 objetivos para serem atingidos até 2030.  E, dentro deste contexto, as organizações desempenham papel fundamental. Assim como os pesquisadores, consultores, especialistas e lideranças são fundamentais na construção do conhecimento, as organizações são essenciais para colocá-los em prática. 
Organizações são lideranças ativas na construção de sociedades sustentáveis
A sustentabilidade é seletiva, e nada superficial.  Tem visão sistêmica, lógica e coerência, para premiar o bom e punir o mal com a mesma disposição. E desta forma, avançar no desenvolvimento das melhores práticas.  Quem assim age está contribuindo com a construção de sociedades sustentáveis.

O Programa Benchmarking Brasil alinhado com os ODS se tornou um efetivo movimento de valorização e de incentivo as boas práticas junto a organizações e sociedade. Mobiliza diferentes públicos nesta causa, a começar pelas empresas que assumem seu papel de liderança na construção de sociedades sustentáveis. 

Excelência, inteligência, e inovação são características comum dos modelos sustentáveis, e presentes nos cases Benchmarking. Empresas e gestores com boas práticas podem inscrever seus cases para serem certificados até 31 de Março. 
Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas
O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. 

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. 

O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 31 de março de 2017. Mais informações no site benchmarkingbrasil.com.br
 Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 31 de março de 2017.
Mais informações, visite        TOP FIVE

domingo, 19 de março de 2017

Separando o Joio do Trigo



Quando se trata de posicionamento sobre determinada situação é recomendável ampliar o raio de visão e lançar mão da lupa para os detalhes. Aparentemente contraditório, mas a melhor conclusão virá da combinação da análise do macro com o micro (cenário) em questão.  

Não podemos em nome do imediatismo desprezar detalhes e continuar no piloto automático seguindo o fluxo. Tão ou mais importante que a velocidade, é a direção. Na vida, assim como nos negócios, o imediatismo nunca foi um bom conselheiro.

Em sustentabilidade então, o imediatismo é inimigo mortal. Tudo o que se faz é para daqui alguns anos, para as próximas gerações. A natureza não dá salto, e a humanidade não avança na velocidade desejada. Em alguns casos, nem na velocidade necessária.

Por isto, quando vejo grandes organizações acusadas de atos ilícitos, comprometedores, que geraram riscos e/ou danos ao meio ambiente e as pessoas, amplio minha visão panorâmica. Tento separar o joio do trigo. Penso especialmente nos seus colaboradores, em especial, no corpo técnico da organização. Profissionais que estudaram, se especializaram, e que se consomem no dia a dia da instituição (quer seja ela do primeiro, segundo ou terceiro setor) desenvolvendo tecnologias e dando o seu melhor. Mas, existem hierarquias e limitações de poder e até de conhecimento de fatos que acabam por colocar tudo a perder.

A realidade é dura. Quando algum fato trágico acontece, a instituição como um todo, é objeto de desprezo e revolta da sociedade. E claro, quando provado a responsabilidade em qualquer ato que prejudicou pessoas ou o meio ambiente, deve ser punida exemplarmente.

Mas voltando a lupa e aos detalhes, devemos separar o joio do trigo. Poupar os colaboradores que nada sabiam e agiam dentro da conformidade da sua função, dando o seu melhor. Imagino a decepção dos profissionais apaixonados pelas suas profissões, em especial, os que trabalham em áreas de suporte a condição social ou ambiental, o quanto sofrem. Imagino o sofrimento de um engenheiro ambiental quando um acidente ocorre. A angustia de um profissional de responsabilidade social, quando se descobre situações de trabalho análogo a escravidão. A frustação de um trainee comprometido com um futuro sustentável numa organização que decepciona toda uma sociedade. De uma ONG que recebeu ajuda financeira deste tipo de organização. De um jornalista que fez uma matéria sobre o futuro promissor do empreendimento. De uma personalidade publica que aliou sua imagem ao produto de empresas acusadas de crimes desta natureza. Decepção geral.

Não me espanta ver que estas empresas possam até ter ilhas de excelência em determinadas áreas, fruto do trabalho de seus colaboradores, e que não deve ser desqualificado e muito menos desprezado. O que é bom deve ser reconhecido e preservado com a mesma energia que dedicamos ao combate e extinção do que é mal e danoso. O bom se premia, o mal se pune. O bom deve ser incentivado, e o mal extirpado do modus operandi de qualquer organização. Colaboradores de instituições que passam por este processo são vitimas duas vezes, como cidadãos e como profissionais. 

Separar o joio do trigo é necessário. O “joio” não está no negócio em sí (e nem na grande parte dos colaboradores) e sim na forma como foi conduzido por quem detinha o poder para tal em determinada situação. O negócio certamente opera dentro de um ramo de atividade que é licito e tem sua utilidade no contexto econômico. O “joio” são pessoas que não cumpriram dignamente suas funções dentro do negócio, independente do seu nível hierárquico. Todos os demais dentro deste negócio, certamente são “trigo”, e merecem nosso respeito. E mais do que isto, merecem nossos sentimentos pelo constrangimentos e frustações que devem sentir em situações desta natureza. 

Consumidor, colaborador, legislador, empreendedor, chefes e subordinados - todos tem uma função a cumprir, nas organizações e na vida. E devemos lembrar disto sempre, em especial, na hora de nossas escolhas e práticas.

Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas

O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. 

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. 

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. 

O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 31 de março de 2017. Mais informações no site benchmarkingbrasil.com.br
 Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 31 de março de 2017.
Mais informações, visite        TOP FIVE

terça-feira, 14 de março de 2017

III Fórum de Sustentabilidade - Energia e Recursos Hídricos

PROGRAME-SE

Inovações e práticas de excelência

Cases e Projetos Benchmarking alinhados com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)  - 06 de Abril – 9h/12h - São Paulo/SP

Programa Certificador de Boas Práticas

Empresas Inteligentes tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação

Os cases Benchmarking são aqueles que comprovam benefícios reais para o ambiente natural, social e econômico. São avaliados por especialistas, cientistas, ativistas e lideranças de vários países, e com comprovado conhecimento de causa, que pontuam quesitos do case sem ter acesso ao nome da organização. 

A Comissão Técnica 2017 congrega especialistas de 7 diferentes países.  Os cases que atingem score técnico, são certificados Benchmarking e compartilhados em publicações e eventos. Todo este cuidado e atenção é para proporcionar aprendizado, acelerar avanços e up grades na gestão socioambiental brasileira. 

O Programa Benchmarking Brasil está alinhado com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Agenda 2030) identificando a ODS de maior evidência no case certificado. Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases até 31 de março.  

Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas

O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. 

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira.  

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. 

O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 31 de março de 2017. Mais informações no site benchmarkingbrasil.com.br

São Paulo, 14 de Março de 2017

segunda-feira, 13 de março de 2017

Cada vez mais forte e consistente

Sustentabilidade
Cada vez mais presente na percepção coletiva

Recebimento de Cases até 31 de Março

Sustentabilidade Percebida

Que as questões socioambientais ocupam espaço privilegiado na agenda global não é nenhuma novidade. A constatação do momento é o crescente interesse dos jovens por esta estas questões. E nem poderia ser de outra forma. São eles, os maiores impactados no futuro por tudo que for feito a este respeito, de bom ou do seu contrário.

A cada dia, mais e mais pessoas se conscientizam não apenas das interferências ambientais e sociais nas suas vidas, como também do grau destas interferências. E, fazem conexões, pensam e concluem. Constroem posições estruturadas e fundamentadas, e assim, influenciam nas percepções coletivas. Sem percebermos (é um processo quase que imperceptível) a sociedade constrói percepção coletiva sobre sustentabilidade.

A agenda global da ONU para o desenvolvimento sustentável com seus 17 objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030 já está em vigor desde outubro 2015. Uma agenda para as pessoas e para o planeta. Uma agenda para a paz e a prosperidade como a ONU a define.

A agenda ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) sucedeu a agenda ODM (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio) de 2000, que tinha 8 objetivos para serem cumpridos até 2015. E, estes objetivos praticamente dobraram chegando em 17, e ganhando mais 15 anos para serem atingidos. Ou seja, cresceram, aumentaram, e hoje mobilizam mais de uma centena de países comprovando seu peso e sua abrangência. Sustentabilidade não é um assunto apenas do interesse nacional, nem continental. É um tema de interesse mundial.

A sustentabilidade é percebida tanto pela sua presença, quanto pela sua ausência

Tudo isto para falar que a sustentabilidade é percebida em escala muito maior do que se imagina. Tanto pela sua presença, quanto pela sua ausência. Cada vez mais consistente e forte no inconsciente coletivo. Os ODS são um exemplo disto. A ausência da sustentabilidade esta percebida nos seus 17 Objetivos como fonte causadora daquilo que cada um destes objetivos combate. A fome, a mortalidade infantil, a desigualdade, a poluição e os impactos ambientais, entre outros. E a contrapartida proposta em cada um destes objetivos vem na forma de práticas (as chamadas boas práticas) que possam reverter e assegurar o contrário deste cenário.

O Programa Benchmarking Brasil alinhado com a agenda ODS, reconhece, incentiva e compartilha as boas práticas socioambientais adotadas pelas organizações. Em 2017 um calendário com 7 fóruns (itinerantes e gratuitos) de sustentabilidade para compartilhar os cases Benchmarking alinhados com os ODS serão realizados em parceria com universidades, escolas técnicas profissionalizantes, e entidades representativas e governamentais. Uma forma de valorizar e incentivar práticas que assegurem um desenvolvimento sustentável e um futuro mais justo e equilibrado.

Para conhecer a agenda dos Fóruns de Sustentabilidade 2017, clique AQUI  Para conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, clique AQUI
Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas de sustentabilidade, e de quem trabalha com elas 
O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. 

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. 

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. 

O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.
 Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 31 de março de 2017.
Mais informações, visite        TOP FIVE 

Lives dos Fóruns de Sustentabilidade e outras atividades alinhadas com os ODS

Nos principais eventos, ações, encontros, reuniões, Lives para mostrar o Instituto MAIS em ação nos meses de Fevereiro e Março 2017
 
10/03/2017 - Rodas de Conversa em temas especiais para Mulheres (TRF3)    
 09/03/2017 - II Fórum de Sustentabilidade - Auditório SENAI SP  
 09/02/2017 - I Fórum de Sustentabilidade - Auditório EMAG TRF3  
 03/02/2017 - Entrevista com Papo Reto 
  

01/02/2017 - Grupo de Trabalho em ação

sexta-feira, 10 de março de 2017

Comemoração do Dia das Mulheres com Rodas de Conversa sobre temas especiais


Um dia especial com muita conversa sobre temas importantes e do dia a dia das mulheres. Assim, foi comemorado o dia internacional das mulheres no Tribunal Regional Federal da 3a Região - TRF3. 

Na platéia mulheres e homens, já que lado a lado lutam por um mundo melhor onde a igualdade de gênero (ODS 5 da Agenda 2030 da ONU) deve ser uma realidade. 

A programação foi cuidadosamente pensada para uma vida feliz e saudável em todas as suas dimensões e contou com 3 rodas de conversa e uma call conference. 

Nas rodas de conversa, especialistas abordaram saúde e bem estar com dicas de atividade fisica, nutrição, conexões saudáveis, metas, sonhos e conquistas. Uma palestra motivacional com dicas para aumentar a produtividade e ter mais tempo para quem você ama, uma roda de conversa sobre nutrição e empoderamento das mulheres, e outra sobre educação financeira foram algumas das atrações que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) ofereceu, nesta sexta-feira (10/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Veja a seguir a programação. 

Programação:

11h/12h - Roda de Conversa: "10 passos para o Bem Estar"
Alberto Ogata - Médico do TRF3 e Diretor titular adjunto de responsabilidade social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)

14h/15h – Roda de conversa: “Nutrição e Bem Estar – Uma abordagem prática”
Natalia Altoé, Nutricionista e Mestre em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP

15h/16h – Roda de conversa: “Educação Financeira – Uma conversa franca sobre uma questão essencial”
  • Teresa Tayra - Educadora Financeira e Diretora de Relacionamento da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – ABEFIN
  • Deonilia Ribeiro - Gestora de Projetos Sociais Corporativos da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – ABEFIN

16h/17h – Palestra: “Dicas para aumentar a produtividade e ter mais tempo para quem você ama”
Bruno Kono, Coach de carreira jurídica, professor, advogado e procurador do Instituto de Terras do Pará 


As atividades foram coordenadas pela desembargadora federal Consuelo  Yoshida e pelo Pró-Social do TRF3, e contam com o apoio do Instituto Mais - Mais Atitude Instituto Socioambiental.

Todas as atrações foram abertas para os públicos interno e externo e aconteceram no 25º andar da sede do TRF3, localizado à Avenida Paulista, 1842, Torre Sul.

quinta-feira, 9 de março de 2017

II Fórum de Sustentabilidade levou 8 diferentes experiências de sucesso

 A marca do segundo Fórum de Sustentabilidade realizado hoje no auditório SENAI SP foi a diversidade de experiências e instituições com cases e projetos focados em resíduos e emissões.

Alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, 8 exposições de diferentes organizações foram apresentadas.  

Na abertura, Marilena Lavorato do Instituto MAIS e idealizadora do Programa Benchmarking Brasil que alimenta a programação dos Fóruns de Sustentabilidade, falou sobre o calendário 2017 totalmente alinhado com os ODS, e em especial com o ODS 17 (parcerias e meios de implementação) 


Na programação, especialistas, pesquisadores, gestores e ativistas apresentaram seus cases e projetos certificados pelo Programa Benchmarking Brasil em 2016, além de convidados especiais que compartilharam suas visões e pesquisas a respeito do tema "Resíduos e Emissões". 

Na platéia, um publico especializado interagiu com perguntas e contribuições. No final, um café para network e continuidade dos contatos iniciados no Fórum. 


Destaque para as participações dos jovens talentos que apresentaram seus trabalhos de pesquisas e de atuação social com grandes inovações tecnológicas. 

Um publico especializado interagiu com os expositores dando grandes contribuições ao evento, e ao final um café para network e continuidade dos interações iniciadas durante os debates. 

O segundo Fórum de sustentabilidade teve momentos transmitidos pelo live do Facebook do Instituto Mais. Foi um evento esclarecedor e muito produtivo para quem atua ou se interessa por resíduos e emissões. O próximo Fórum será em 06 de abril. Para ver a programação e se inscrever, visite o site benchmarkingbrasil.com.br ou clique AQUI

Sobre os Fóruns de Sustentabilidade: 


Os Fóruns de Sustentabilidade são encontros para exposição de cases, projetos e APPs certificados pelo Programa Benchmarking, e em consonância com a agenda ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. São itinerantes e em parceria com universidades, escolas profissionalizantes, e entidades representativas. Contam com a cobertura de jornalistas especializados e tem momentos transmitidos ao vivo pelo Live do Facebook do Instituto MAIS. Participação gratuita com emissão de certificado aos que comparecerem. São realizados desde 2000 e foram sendo aprimorados continuamente.


Sobre o Programa Benchmarking Brasil:


É um respeitado selo de sustentabilidadeque já certificou mais de 350 cases de boas práticas de sustentabilidade com a colaboração voluntária de aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países em seus 15 anos de existência.  Se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade reunindo cases, projetos, e APPs certificados que são compartilhados em publicações e eventos especializados. Seus cases, projetos e APPs certificados alimentam a programação dos Fóruns de Sustentabilidade. O Programa é realizado desde 2003. 




quarta-feira, 8 de março de 2017

Programação especial comemora dia internacional da Mulher

No próximo dia 10/03, em São Paulo, a partir das 11h, evento aberto ao público debate com especialistas temas do interesse da mulher do nosso tempo. 

Dicas para aumentar a produtividade e ter mais tempo, rodas de conversa sobre nutrição, educação financeira e qualidade de vida são algumas das atrações. 

As atividades são coordenadas pela desembargadora federal Consuelo Yoshida e pelo Pró-Social do TRF3, e contam com o apoio do Instituto Mais - Mais Atitude Instituto Socioambiental. 

 Todas as atrações estarão abertas para os públicos interno e externo e acontecerão no 25º andar da sede do TRF3, localizado à Avenida Paulista, 1842, Torre Sul. Dia da Mulher

Sustentabilidade não se sustenta se não estiver em boas mãos

Sustentabilidade

Boas Companhias farão a diferença


Recebimento de cases até 31 de Março

segunda-feira, 6 de março de 2017

Benchmarking Modalidade Indicadores

Apenas para Cases
Benchmarking
Inscrições até 15 de Abril

quarta-feira, 1 de março de 2017

Os lados político e técnico da sustentabilidade

Que o conhecimento é nosso maior patrimônio é fato. Fazemos parte de uma teia social que aprende e ensina de forma contínua. Algumas sociedades são mais eficientes, outras nem tanto. Mas todas, sem exceção, produzem e compartilham conhecimento. O que acaba sendo determinante é a forma como este processo ocorre. 

Algumas sociedades desenvolvem fórmulas de acesso e compartilhamento seletivo, outras optam por escala maiores. E estas escolhas irão interferir no resultado final.  

É assim nas sociedades (mais desenvolvidas, e menos desenvolvidas). E é assim nas organizações. Sem conhecimento a humanidade não evoluí, a sociedade não se desenvolve e as organizações não sobrevivem.

E no caso do conhecimento socioambiental não é diferente. É uma área do conhecimento que nasceu um pouco atropelado pelas necessidades que surgiram em virtude justamente das perdas ocorridas pela sua ausência. 

Conforme aconteceram os impactos ambientais (e com eles os impactos sociais e econômicos), foi se estudando tecnologias e sistemas de recuperação e proteção. 

No inicio, a motivação foi quase que exclusivamente de ordem legal. Ninguém queria correr riscos de multas, penalidades, e desgastes de imagem. Motivado por tal situação, empresas investiram em corpos técnicos preparados que se dedicaram na melhoria contínua dos sistemas para atendimento da conformidade legal. E este investimento em capital intelectual especializado dentro das organizações (dos 3 setores) deu frutos. Estes profissionais desenvolveram novas tecnologias e processos que proporcionavam ganhos não apenas ambientais, mas também sociais e econômicos. Eram portanto, muito mais que legalmente conforme, eram também competitivos. E a área cresceu dentro das organizações inteligentes que passaram a tratar a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação.

Os corpos técnicos desta área atuam não apenas no chão da fábrica, como também nas comunidades do entorno e com importantes públicos de relacionamento da organização (fornecedores, distribuidores, colaboradores). Mantém diálogo com influenciadores, e são ouvidos nas estratégias das organizações.  Profissionais de sustentabilidade sempre terão um peso político, além do técnico, no mundo atual.

Esta trajetória carregada da produção de conhecimento competitivo para as organizações e para a sociedade precisa ser gerida com muita atenção. Dentro e fora das organizações. O cuidado ao produzir e compartilhar conhecimento socioambiental aplicado já faz parte das estratégias das empresas. Assim como produzir conhecimento é essencial, compartilhar também é. 
Boas companhias farão toda a diferença
O mesmo rigor adotado na composição da equipe técnica e na implementação das práticas e estratégias devem continuar na etapa do compartilhamento. Portanto, o cuidado com a divulgação (e o compartilhamento) devem seguir a mesma cartilha. Em sustentabilidade algumas premissas são necessárias, a transparência e a credibilidade são duas destas premissas fundamentais. 

Ao escolher um canal para divulgar e compartilhar seu conhecimento socioambiental aplicado (suas boas práticas) verifique quem faz parte dele. Boas companhias farão toda a diferença.  Academia, setores representativos, normas técnicas, órgãos respeitados são apoios que garantem sustentação e confiança para compartilhar este patrimônio de imenso valor. Afinal, em sustentabilidade o investimento (tempo, recursos, mudança de paradigma, etc.) é sempre alto, e o risco de comprometê-lo também.
Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas de sustentabilidade, e de quem trabalha com elas 
O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. 
A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. 

Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. 

O Programa Benchmarking já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. 

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 60 encontros técnicos já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática. 

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e, Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. 

O XIV Bench Day, se realizou nos dias 29 e 30 de junho de 2016 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.
 Inscrições de cases para a XV Edição: 24 de janeiro a 31 de março de 2017.
Mais informações, visite       TOP FIVE