quinta-feira, 26 de junho de 2014

Benchmarking Brasil - uma panorâmica da gestão socioambiental brasileira

TELA_ASSINATURA_FOTOGRAFIA
Ranking Benchmarking mostra como a sustentabilidade está sendo aplicada pelas empresas

grafico_crescimento
A cada nova edição, nota-se o aprimoramento da gestão socioambiental brasileira. O Ranking Benchmarking oferece indicadores para se monitorar movimentos relevantes da sustentabilidade na área empresarial.   Observa-se como a sustentabilidade está sendo aplicada pelas empresas, como por exemplo, o grau de aprimoramento do modus operandi (sistemas de gestão), as áreas que recebem mais atenção, e até mesmo, os segmentos e ramos de atividades mais comprometidos e por isto, mais avançados em suas boas práticas socioambientais. Com um olhar mais atento podemos ver o surgimento de tendências e novos cenários se formando. 

A edição 2014 registrou algumas particularidades que merecem destaques para uma compreensão mais apurada da realidade socioambiental brasileira. As 32 práticas certificadas dá suporte para uma visão mais clara sobre a preferência das empresas em determinados focos para investimentos e atuações. O Ranking 2014 apontou alguns indicadores importantes, por exemplo:

1- Temas Campeões:
Como já esperado, "educação e informação socioambiental" foi uma das categorias mais concorridas com 28% das práticas certificadas. Mais a categoria campeã com mais práticas certificadas foi "resíduos" com 30%. Já "Recursos Hidrícos" participou com 9% das práticas certificadas. 
categoria_gerencial_14

2- Ramos de Atividades com maior comprometimento e avanço:
Já em relação ao ramo de atividade com maior presença no Ranking tivemos o seguinte apontamento: "Energia" com 22% de práticas certificadas (7 práticas), seguido de "serviços" e "governo", empatados com 13% (4 práticas cada). 
ramo_atividade_14

3- Estados e Regiões mais atuantes:
O Ranking 2014 contemplou empresas de 9 diferentes estados localizados em 4 regiões (Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste). São Paulo lidera com 17 práticas certificadas (53%), seguido dos estados de RJ com 4 práticas certificadas (13%) e Espirito Santo com 3 práticas certificadas (9%). Este ano tivemos a entrada do estado de Mato Grosso no Ranking Benchmarking.
cases_estados_2014

4- Segmentos participantes: 
A iniciativa privada lidera com quase 70% das práticas certificadas (22). Mas o Ranking 2014 tambem congrega Empresas Públicas, ONG, Entidades Representativas, Institutos e Governo. Portanto tivemos os 3 setores representados. 
segmentos_14

Conclusões e justificativas

A edição 2014 apresenta numeros e informações que nos remete a algumas conclusões. Por exemplo: Educação e Informação continuam firmes e constantes na preferência das empresas para implementação de práticas de sustentabilidade.  Já a categoria Resíduos foi o tema técnico com maior participação no Ranking. Acreditamos que a categoria tenha sido impulsionada pela implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), aprovada em 2010 e com prazo para adequações finais até final de 2014.  Em relação aos ramos de atividades, acreditamos que a regularidade das empresas de energia no Ranking Benchmarking deva-se aos constantes investimentos dos ultimos anos que o setor tem feito na área socioambiental, e isto refletiu no seu bom resultado.  Já a liderança da região sudeste no Ranking Benchmarking em nosso entender se deve a  alta concentração de empresas e industrias na região. 

Benchmarking Brasil, além de compartilhar as práticas certificadas em seu Banco Digital e nas publicações (livros, portais e revistas), também fornece dados relevantes para compreensão do nível de maturidade e dos avanços conquistados pela gestão socioambiental brasileira. Não é sem motivos que é considerada como sua mais precisa fotografia. 

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

louro_verde_2014_p1Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking, congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. 

São Paulo, 26 de Junho de 2014

segunda-feira, 16 de junho de 2014

As Melhores Práticas Socioambientais do Brasil, agora com certificação ABNT

abnt
Em 04 de Junho, dia da realização da 12o Edição do Programa Benchmarking Brasil, Marilena Lavorato idealizadora do Programa, comunicou na abertura do Bench Day a parceria com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas para a certificação da metodologia de seleção das práticas inscritas para o Ranking Benchmarking.
 
O Programa Benchmarking Brasil com a ajuda de especialistas de vários países, desenvolveu metodologia própria para avaliação e seleção das práticas que são certificadas como "Cases Benchmarking" e passam a integrar o Ranking das Melhores Práticas Socioambientais do Brasil.  Benchmarking Brasil, ao longo destes 12 anos registrou o nível de amadurecimento e evolução da sustentabilidade aplicada nas organizações, tornando se a fotografia da gestão socioambiental brasileira

Benchmarking Brasil faz parceria com ABNT para certificação da sua metodologia

Logo_fotografia_bench_slogan_branco"Estamos trabalhando para que a metodologia do Programa, a partir de 2015 tenha a certificação ABNT, e com isto, fique ainda mais aprimorada e precisa", disse Marilena Lavorato.  

"Benchmarking Brasil, construiu e detém o maior banco de boas práticas de sustentabilidade certificadas do país, e por isto conquistou o respeito de segmentos importantes, além de lideranças e pesquisadores que  participam da Comissão Técnica, e apoiam a iniciativa. Merece portanto este up grade', finaliza. 
 
Benchmarking Brasil desenvolveu uma metodologia bastante cuidadosa que prevê participação de especialistas de vários países que pontuam quesitos das práticas inscritas sem terem acesso ao nome da organização. A Comissão Técnica de especialistas é renovada anualmente e faz aprimoramentos na metodologia sempre que necessário. 
 
Sobre o Programa Benchmarking Brasil
 
louro_verde_2014_p1Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking, congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente com atitude prática

Para a construção de uma nova consciência e cultura é preciso compartilhar conhecimento e percepções sobre temas relevantes da sustentabilidade com todos, e não apenas com especialistas e ambientalistas como normalmente ocorre em eventos e encontros técnicos.

O I+ realiza vários eventos técnicos ao longo do ano reunindo a massa critica da sustentabilidade do Brasil e de alguns outros países. No dia 04 de Junho, um dia antes do dia mundial do meio ambiente realizou o 12o BENCH DAY, a fotografia da gestão socioambiental brasileira. Evento que reuniu mais de 300 pessoas de todo país para apresentar o Ranking das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil, e os melhores projetos de inovações verdes de jovens talentos das escolas técnicas de nível médio e graduação.

Mas, para comemorar o dia mundial do meio ambiente o I+ adotou uma postura diferente e pensou de forma prática. 

Reuniu sua equipe e  fez a entrega da doação de obras de arte e livros de conteúdos socioambientais ao Centro Cultural do Parque Ecológico Tietê.

Foram 05 obras selecionadas pelo Benchmarking das Artes, parte integrante do Programa Benchmarking Brasil,  que tem por objetivo fazer a conexão da arte com a sustentabilidade, e de mais de 300 livros de conteúdos socioambientais que pertenciam ao acervo do I+ .

A sustentabilidade precisa de mais práticas, e de menos discursos. Precisa de ação e atitude. Por isto, a opção em colocar a mão na massa literalmente e fazer com que as coisas aconteçam.

Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS disse: Temos que fazer o que é preciso fazer. Apostamos no conhecimento vivo, na difusão do conhecimento e não podemos restringir o acesso a informação qualificada.

O jovem, a criança, e o cidadão médio tem que ter acesso a temas relevantes da sustentabilidade. Estes livros e as peças de artistas que trabalham a sustentabilidade como técnica ou forma de expressão devem ficar expostos em locais de livre acesso da população.

O Centro Cultural do Parque Ecológico Tietê, nosso parceiro há vários anos, é o local ideal para abrigar este conhecimento vivo da sustentabilidade. 


E concluiu: Esta é a forma mais prática possível de contribuirmos com a construção de uma cultura de sustentabilidade em nossa sociedade. Colocando a mão na massa e compartilhando o conhecimento e as percepções socioambientais com o maior número possível de pessoas.

Fones: (11) 3257-9660/ 3729-9005

No dia mundial do meio ambiente Benchmarking Brasil apresenta os Legítimos da Sustentabilidade

TELA_ASSINATURA_FOTOGRAFIA
Benchmarking Brasil apresenta os detentores das melhores práticas de sustentabilidade 2014
 
No dia 04 de junho, foi realizado o 12o BENCH DAY, o dia em que se apresenta os detentores das melhores práticas socioambientais do País.  Este ano, Benchmarking Brasil selecionou 32 práticas de instituições dos 3 setores da economia, localizadas nas 5 regiões do país. "Benchmarking Brasil é a fotografia da gestão socioambiental brasileira porque registra o nível de amadurecimento, a evolução, o foco (a temática gerencial de maior relevância no momento), os ramos de atividades e segmentos mais comprometidos, e até a localização de onde estas práticas estao sendo implementadas", informa Marilena Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Brasil. E continua: "Cada prática certificada pelo Programa Benchmarking, significa que um pedacinho do Brasil ficou melhor ambientalmente e/ou socialmente, e que ao ser reconhecida e compartilhada, servirá de referência (modelo) e inspiração a outras organizações, gestores e regiões."
 
BENCH DAY surpreende pela qualidade da programação e publico presente
 
A abertura do 12o Benchmarking Brasil foi feita com uma rápida saudação ao público presente pelo Desembargador Dr. Fabio Prieto, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3a Região, seguido das palavras do vereador da cidade de São Paulo, Dr. Gilberto Natalini.
Durante todo dia, foram apresentadas as 32 práticas selecionadas por especialistas de vários países que avaliaram as práticas inscritas sem ter acesso ao nome da organização. E a noite, uma solenidade para apresentar os melhores da gestão socioambiental brasileira de 2014, certificados como detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País. 
 
Natalini presidente TRF marilena1
 
A noite foi realizada a solenidade Benchmarking com atrações e participações especiais para privilegiar os "legítimos da sustentabilidade", empresas e gestores que não apenas falam, mas também mostram e compartilham suas boas práticas com publico especializado e formador de opinião.
 
PUBLICONa abertura da solenidade, belíssima apresentação do violonista número 1 do mundo, Robson Miguel (primeiro colocado no Ranking Mundial de Violonistas, reconhecimento outorgado pelo Círculo Violonístico Europeu de Madrid - Espanha, confirmado em 2013 pelo Prêmio Quality Internacional do MERCOSUL e pela Câmara Brasileira de Cultura).  A solenidade também contou com a participação especial de Eduardo Lyra, considerado pela revista Forbes um dos jovens brasileiros, com menos de 30 anos, capaz de mudar o mundo, por isto, membro do Global Shapers, desdobramento do Fórum Econômico Mundial que seleciona jovens líderes excepcionais, com menos de 30 anos que possuem potencial para mudar o mundo.  A "Familia Schurmann" esteve presente recebendo a homenagem Benchmarking Pessoas que reconhece a trajetória de personalidades que transformam realidades com sua dedicação e história de vida, deixando um legado para as próximas gerações. Os Schurmann foram os primeiros brasileiros a dar volta ao mundo em um veleiro, e são protagonistas de uma linda história de amor ao mar e de defesa do meio ambiente marinho e costeiro. A entrega da homenagem foi feita pela Desenbargadora Federal, Dra Consuelo Yoshida. 
ROBSON_MIGUEL Eduardo Lyra familia schurmann evento     
coraltrofeu
  
 
Benchmarking Brasil certidicou 32 práticas de sustentabilidade de organizações localizadas em território brasileiro, 10 projetos de inovações verdes de alunos de cursos técnicos e graduação das escolas técnicas parceiras, e 05 obras de artistas convidados. Benchmarking Brasil é um evento fechado as empresas certificadas e convidados especiais, e foi realizado ontem, 04 de junho, no auditório do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3a Região, na Av. Paulista, 1842 - 25o andar - Torre Sul, em São Paulo/SP. Abaixo o Ranking dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira de 2014
 
RANKING BENCHMARKING BRASIL 2014
Detentores das Melhores Práticas Socioambientais
 
vencedores


RKEmpresa/InstituiçãoCase/PráticaUF
AmbevMovimento CYAN - Projeto BaciasSP
SabespPrograma Se Liga na Rede - MOSP
GerdauGerdau – Reciclagem InclusivaRS
DanoneProjeto Novo Ciclo SP
CPFL / RGEEE_ANEEL: Educacionais CPFL e RGERS
BraskemEvolução - Mudanças ClimáticasBA
Duke EnergyCircuito de Educação AmbientalSP
SESISusten’ARTE SESI – SPSP
CemigPrograma Peixe VivoMG
10°CargillAção Renove o Meio Ambiente SP
11°Prumo LogísticaReassentamento Vila da TerraSP
12°ArcellorMittal TubarãoPrograma Tempo de LeituraES
13°VeralliaReciclagem de Vidro Para-brisaSP
14°Casa da MoedaGestão Total de ResíduosRJ
15°EcoviasCapacitar, promovendo a cidadaniaSP
16°Duke Energy Gibi – A Reprodução dos PeixesSP
17°Itaipu BinacionalIB - Programa Coleta SolidáriaPR
18°IntelInclusão Digital EaD – Case MGSP
19°SamarcoEcoeficiência na Gestão AmbientalRJ
20°Empresa SuapeProjeto Pedagogia AmbientalPE
21°Alumar Redução de Emissões de GEEMA
22°FlexibrásJuntos por uma ilha mais limpaES
23°Instituto do CâncerEconomia 10, Desperdício 0 SP
24°JBS AmbientalJBS Ambiental Gestão de ResíduosSP
25°Sistema CicloREDERESÍDUO na CAMARGO CORRÊASP
26°FurnasPavimentação SustentávelRJ
27°Instituto Embratel ClaroClaro ReciclaRJ
28°TFTTransformando HistóriasSP
29°EssencisMelhores Práticas EcomembranaMG
30°DamhaValoração da Cultura RegionalSP
31°Renova EnergiaSaberes Tradicionais Alto SertãoBA
32°SICREDIRecuperando NascentesMT
 
Para ver Ranking Benchmarking Jr 2014, clique Aqui
Para ver Ranking Benchmarking das Artes 2014, clique Aqui
Para ver Homenagem de Benchmarking Pessoas 2014, clique Aqui
 
Sobre Benchmarking Brasil 
louro_verde_2014_p1Em 11 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking, congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil 2014 contou com o apoio Institucional do Tribunal Regional Federal da 3a Região e do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação do Ministério da Economia de Portugal), e apoio de divulgação da Revista Meio Ambiente Industrial, Envolverde Jornalismo e Sustentabilidade, Portal RSOPT (Rede Temática de Responsabilidade Social de Portugal), e do Portal Acionista. LIVROS_REVISTAS
 
(*) Benchmarking é um ferramenta de gestão que não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, no seu compartilhamento para elevar o nível técnico e promover a excelência das práticas aplicadas em determinada área do conhecimento corporativo. "Benchmarking é um método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Bogan,Christopher)
 
São Paulo, 05 de Junho de 2014
(11) 3257-9660/ 3729-9005

terça-feira, 3 de junho de 2014

Quem é Quem da Gestão Socioambiental Brasileira

Benchmarking Brasil começa hoje
Ranking das melhores práticas de sustentabilidade

trofeu_2013 

Hoje no auditório do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3a Região tem inicio Benchmarking Brasil, a fotografia da gestão socioambiental brasileira.  A partir das 14 horas teremos o Seminário Benchmarking Junior com 10 projetos de inovações verdes desenvolvidos por jovens estudantes de cursos técnicos no nível médio e graduação. São soluções criativas, testadas e técnicamente comprovadas sua eficácia.  Reconhecer, certificar e compartilhar a visão (e solução) do jovem frente aos desafios socioambientais do nosso tempo é sem duvida, uma forma de acelerar o desenvolvimento sustentável no país. Para os jovens vencedores de Benchmarking Junior, o futuro já chegou.

Amanhã será o grande dia com o 12o BENCH DAY, onde será conhecido o Ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País. Serão 32 organizações que tiveram suas práticas certificadas especialistas de vários países, que pontuaram quesitos destes cases sem ter acesso ao nome da organização. 

Benchmarking Brasil trabalha com sustentabilidade aplicada, com práticas e modelos gerenciais implantados. A medotologia atua no "como" a sustentabilidade está sendo aplicada nas organizações brasileiras. 

Este ano, a comissão técnica que avaliou os cases inscritos contou com 15 especialistas de 6 diferentes países. Estas práticas serão publicadas em BenchMais 3 (o terceiro volume da série BenchMais - As melhores práticas da gestão socioambiental brasileira), em revistas de management, portais especializados, e compartilhadas em encontros técnicos que realizaremos em 2015. Para saber Quem é Quem da Gestão Socioambiental Brasileira, clique Aqui

Bench Day, além das organizações, apresentará também o Ranking Benchmarking Junior com os melhores projetos de inovações verdes dos alunos de cursos técnicos do nivel médio e graduação das escolas SENAI SP e Centro Paulo Souza. Ranking Benchmarking das Artes com artistas que trabalham a sustentabilidade como técnica e/ou forma de expressão, e prestará homenagem a Família Schurmann pela defesa do meio ambiente marinho e costeiro, em Benchmarking Pessoas. Para ver a programação, siga para o site benchmarkingbrasil.com.br

Sobre Benchmarking Brasil 

louro_verde_2014_p1Em 11 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking, congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil tem o apoio institucional do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3a Região e do IAPMEI (Parcerias para o Crescimento) do Ministério de Inovação do Governo de Portugal.  Realização Mais Projetos com apoio do Instituto Mais.

(*) Benchmarking é um ferramenta de gestão que não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, no seu compartilhamento para elevar o nível técnico e promover a excelência das práticas aplicadas em determinada área do conhecimento corporativo. "Benchmarking é um método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Bogan,Christopher)

São Paulo, 03 de Junho de 2014
(11) 3257-9660/ 3729-9005