domingo, 30 de março de 2014

Seja Benchmarking em 2014

Cristiane_corte_cantoneira trofeu_diploma_cantoneira_pcima
Ultima semana para inscrições de Cases Benchmarking

Encerra em 07 de abril, o prazo para inscrição de cases de sustentabilidade para concorrer ao Ranking Benchmarking 2014 que certifica os Detentores das Melhores Práticas. Os cases passarão pelo crivo de uma comissão técnica multidisciplinar integrada por 15 especialistas de 6 diferentes países.

Uma vez aprovados integram o Ranking Benchmarking e fazem parte do maior Banco de Práticas de Sustentabilidade certificadas e com livre acesso do país. Até 2013, o Banco catalogou  279 práticas em 10 diferentes categorias gerenciais.

Os cases também são publicados na série BenchMais com 02 volumes jálançados: BenchMais 1 e BenchMais2. Em 2015 serão lançado BenchMais3 com os cases (práticas) certificadas no quadriênio 2001-2014. Portanto ultima chance para quem ainda não faz parte do Programa Benchmarking, de reservar uma página nesta publicação considerada a mais completa obra de práticas de sustentabilidade do país. 
publicacoes bench
Metodologia desenvolvida e aplicada por especialistas de vários países

O Programa Benchmarking é considerado um dos mais precisos pela metodologia adotada. A descrição dos cases, assim como os critérios de avaliação e certificação foram desenvolvidos com a ajuda dos integrantes da Comissão Técnica que é renovada anualmente. As inscrições e avaliações são feitas em espaço restrito da internet, com login e senha. Os cases são descritos em quesitos que recebem nota de uma uma comissão técnica de especialistas de vários países que avaliam os cases sem ter acesso ao nome da organização. 

Os Cases que obtiverem pontuação acima do índice técnico (7.1) são considerados  “Benchmark”, ou seja, referências em práticas de sustentabilidade em uma das categorias gerenciais: : Ferramentas e Políticas de Gestão;  Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes;Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação. 

Benchmarking Brasil, a fotografia da gestão socioambiental brasileirark_bench_senior_13_cantoneira

Ao observar as práticas e empresas certificadas, nota-se claramente o processo de construção da consciência e aplicabilidade da temática socioambiental pelas empresas e instituições brasileiras. O Programa Benchmarking Brasil certifica as melhores práticas de sustentabilidade do país, reconhecendo a excelência da gestão socioambiental brasileira. Neste vestibular da sustentabilidade aplicada só passaram organizações que comprovaram suas boas praticas. O Programa já certificou 279 práticas de 162 instituições. Neste período contou com 145 especialistas de 18 diferentes países (até 2013). 

Tornar-se “Benchmarking” que na linguagem corporativa significa ser uma referência e um exemplo a ser seguido, não é fácil, nem simples, nem para todos. O Programa Benchmarking Brasil é considerado a fotografia da gestão socioambienta brasileira porque registra a regularidade das organizações em relação a sustentabilidade aplicada, destacando se aquelas que anualmente tem certificadas práticas certificadas e integram o Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil. 

Bench_inspira_verdeSobre o Programa Benchmarking Brasil

Em 11 edições já realizadas, Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além da certificação congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil 2014 recebe inscrições de cases até 07 de abril pelo site benchmarkingbrasil.com.br


(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)

Serviço:
Mais Informações:
Regina Jorge
Assessora de Imprensa
Email: regina_jorge@institutomais.org
Fones: 11 – 2959-5442 / 3257-9660/ 97692-9199 / 98924-1086

sexta-feira, 28 de março de 2014

Benchmarking Brasil atende pedidos e prorroga o prazo de inscrições para 07 de abril

As melhores práticas
certificadas por especialistas de vários países

EMKT5

Inscrições e informações: (11) 3257-9660/ 3729-9005

quinta-feira, 27 de março de 2014

Educação para a Sustentabilidade mostrou a diversidade de visões e soluções

Hoje pela manhã foi realizado o 3o encontro técnico I+ do ano reunindo um publico qualificado e critico para debater este complexo e fundamental tema da sustentabilidade.

Foram 04 especialistas que compartilharam  suas visões e soluções em educação para a sustentabilidade fazendo colocações pertinentes e provocadoras sobre este relevante tema. 

O publico manteve atenção até o final com perguntas e interatividade.  Cada palestrante apresentou sua visão construída ao longo da sua trajetória junto a iniciativa privada e universidades. 

Tivemos a apresentação de 02 cases Benchmarking que foram certificados em 2013 na categoria Educação e Comunicação Socioambiental. O encontro recebeu participantes de várias partes do país e foi extremamente produtivo no debate final.  Os palestrantes foram:


Ricardo Voltolini, Jornalista,  diretor da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade e publisher da revista Ideia Sustentável. Idealizador da Escola de Líderes Sustentáveis.


Antonio Fernando Stanziani, Psicólogo e engenheiro. Mestre em Ciências da Religião e Psicologia Analítica. Consultor e Professor universitário de ética e educação da FIA, FECAP e FIPECAFI e da Associação Palas Athena. Membro Fundador do ICIC – Instituto de Compliance e Integridade Corporativa, Membro do Comitê de Ética da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

Fernanda Montebrune Leão,  Bióloga , gestora ambiental e neuropsicopedagoga. Atual Analista de Desenvolvimento Ambiental da Gerdau.  Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013 ”Programa Germinar – A educação ambiental como instrumento para a sustentabilidade local”.

Tatiana Otani Correia, Especialista em Administração e com mais de 1 década de experiência em grandes organizações. Atual Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da DIAGEO para Brasil, Paraguai e Uruguai.  Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013  “Programa Learning for Life – Transformando vidas por meio da educação”

Ao final, foi servido um rápido café orgânico para network do publico. O próximo encontro técnico será em 25/09, após a realização da copa, e debaterá o tema "Mobilidade e Acessibilidade Urbana". 

Os encontros técnicos I+ tem o apoio institucional do Curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, Cacauí Eventos Sustentáveis, Virando do Avesso e Vo2 Informática. 

Mais informações na pagina http://www.institutomais.com.br/eventos/fibops-tecnica-2014/ 




quarta-feira, 26 de março de 2014

Benchmarking Brasil receberá inscrições de cases até 07 de abril

trofeu_diploma_p1   
Empresas e Gestores com Boas Praticas ganharam mais uma semana para preparar seus cases de sustentabilidade

Gestores e Empresas com boas práticas de sustentabilidade ganharam mais alguns dias para inscrever suas práticas para o Ranking Benchmarking 2014. Em atendimento as inumeras solicitações para prorrogação do prazo das inscrições, os organizadores estenderam o prazo para até o dia 07 de abril.

Nas 11 edições já realizadas, Benchmarking Brasil reconheceu os melhores da gestão socioambiental brasileira certificando suas boas práticas. O Programa  é um selo de sustentabilidade que seleciona, certifica e compartilha as melhores práticas de sustentabilidade do país. Neste período certificou 162 empresas e catalogou 279 boas práticas organizadas em 10 diferentes temáticas gerenciais. O Banco de Boas Práticas de Sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil é a fotografia da gestão socioambiental brasileira.  Este rico acervo se tornou fonte de consulta e pesquisa para pesquisadores, universidades, gestores e mídia especializada, e o maior banco de boas práticas de livre acesso do país.


louro_verde_2014_pReferências e exemplos a seguir pela excelência das práticas adotadas


Uma vez selecionados, empresas e gestores são reconhecidos como Benchmarking, ou seja, referências e exemplos a seguir pela excelência das práticas adotadas. Estes cases ficam catalogados para pesquisa no Banco Digital de Boas Práticas de livre acesso na internet, e de 4 em 4 anos são publicados na série BenchMais que já possui 2 volumes. BenchMais2 foi lançado em 2011 com 198 práticas catalogadas, artigos técnicos de especialistas da comissão técnica e prefácio da Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira. BenchMais3 sairá em 2015 com aproximadamente 300 práticas certificadas no período 2011-2014.  Portanto ultima chance para empresas que ainda não participaram do Bechmarking Brasil de terem uma página nesta publicação considerada a mais completa em sustentabilidade aplicada.


O Ranking dos cases certificados da Edição 2014 será conhecido no "Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer" em 04 de Junho no auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região que fica na Avenida Paulista, 1842 - 25o andar, em uma das torres gêmeas da Paulista.

Comissão Técnica com especialistas de 06 diferentes países definirá o Ranking 2014

Para concorrer ao 12º Ranking Benchmarking Brasil, empresa e gestor devem inscrever seus cases até 07 de abril e aguardar a avaliação da comissão técnica composta por 15 especialistas de 06 diferentes países que avaliarão o case sem ter acesso ao nome da empresa para total imparcialidade e qualidade do resultado. Este ano a comissão técnica conta com especialistas da Noruega, Canadá, EUA, Reino Unido, Portugal e Brasil. 

Bench_inspira_verde

Benchmarking Brasil - Atitude responsável e competitiva

O Programa Benchmarking Brasil é uma iniciativa de fomento a sustentabilidade que reconhece, certifica e compartilha o melhor do conhecimento socioambiental aplicado das instituições brasileiras. Em 11 edições já realizadas Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País e se tornou a fotografia da gestão socioambiental brasileira. 

Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Além do Ranking, o programa congrega outras ações de fomento a sustentabilidade tais como: publicações (Livro BenchMais 1 e 2), Revista Benchmarking, Banco Digital de Boas Práticas com Livre Acesso, Encontros Técnicos, entre outros.

O Programa Benchmarking é uma iniciativa independente com a participação voluntária de especialistas e lideranças de vários países e com apoios multisetoriais. Ao longo destes 12 anos, o Programa incentivou a busca da melhoria contínua e a adoção das melhores práticas nas organizações, contribuindo assim com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Benchmarking Brasil recebe inscrições de cases para concorrer ao Ranking 2014 até 07 de abril de 2014.   Mais informações: www.benchmarkingbrasil.com.br  


(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Benchmarking Inspira Empresas e Gestores


Há 11 anos consecutivos o Programa Benchmarking Brasil reconhece, certifica e compartilha a excelência da gestão socioambiental brasileira. Este ano não será diferente, e em 04 de Junho realizará o 12o BENCH DAY no auditório do TRF3, Tribunal Regional Federal da 3a Região que fica na Av. Paulista, 1842 - 25o andar - Torre Sul, uma das torres gêmeas da Paulista. 

BENCH DAY é a data em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do ano. Durante o dia, ocorre o Seminário Benchmarking para apresentação dos cases selecionados em ordem alfabética, e a noite, a Solenidade Benchmarking com a classificação das práticas no Ranking Benchmarking e a entrega dos certificados e troféus aos Vencedores.  O "Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer" é um evento fechado, onde os Legítimos da Sustentabilidade são os protagonistas da excelência socioambiental brasileira. 

O MAIOR BANCO DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE CERTIFICADAS E COM LIVRE ACESSO DO PAIS


Os cases selecionados pelo Programa Benchmarking Brasil passam a integrar o Banco de Boas Práticas do Programa com 279 práticas (até a edição 2013) organizadas em 10 categorias gerenciais: Ferramentas e Políticas de Gestão;  Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes;Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação. Além do Banco de Práticas, os cases são publicados no Livro BenchMais e em revistas especializadas da área. Também alimentam a grade dos encontro técnicos realizados pelo Instituto MAIS e de eventos parceiros. Assim estima-se que mais de 60 mil profissionais, especialistas e lideranças já tiveram contato com as praticas selecionadas pelo Programa Benchmarking Brasil ao longo destes anos. Empresas e Gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de boas práticas (social, ambiental ou socioambiental) até 31 de março.

COMISSÃO TÉCNICA COM PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS DE VÁRIOS PAÍSES



Um dos pilares do Programa Benchmarking Brasil é a sua comissão técnica. O seu formato de composição privilegia a pluralidade e o envolvimento efetivo de seus integrantes com a temática socioambiental. Compreende nomes consagrados de personalidades e especialistas ligados a entidades de reconhecido valor no Brasil e em outros países. A Comissão Técnica é renovada anualmente. A comissão técnica 2014 congrega participações de 15 especialistas de 06  diferentes países: Brasil, Canadá, USA, Noruega, Portugal, e Reino Unido. Empresas e Gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de boas práticas (social, ambiental ou socioambiental) até 31 de março. 


(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. 

O Paradoxo da Água e do Diamante

Em 22 de março de 1992, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” que apresentava uma série de medidas, sugestões e informações que serviram para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. 

E desde então, nesta data se comemora o Dia Mundial da Água para debatermos questões importantes sobre este valioso recurso natural que é essencial para a sobrevivência da espécie humana e de todas as demais espécies.  

Ao contrário do que muitos pensam, a falta de água não gera apenas transtornos comuns como “deixar de tomar um banho gostoso, praticar um esporte náutico, lavar roupas, brincar na piscina, etc....... não, é muito mais sério.  

Sem água não há vida.  Este valioso recurso natural é finito sim.  Vivemos num país abundante em recursos naturais e com muita água. Mas, os impactos que as atividades humanas tem causado no meio ambiente estão fazendo com que a água fique cada vez mais escassa e com menor qualidade. 


As minas secam se não forem protegidas, os córregos também, e os rios perdem sua força. Isto sem falar nas águas poluídas que não tem qualidade para abastecimento humano e não são recomendados para esporte de natureza alguma.

Os fenômenos climáticos que vivemos causam medo e nos faz pensar no caos que significa a escassez de água.
Chove muito em algum lugar e nada em outro. Faz tanto calor aqui e tanto frio do outro lado do mundo.  E o curioso é comemorarmos o dia mundial da água com um enorme risco de racionamento e a incerteza do período de estiagem que se inicia com o outono.

A questão é de ordem prática. O que vamos fazer? Cuidar da água, respeitar a natureza, nos conscientizarmos que somos o lado fraco deste embate, ou vamos fingir que nada está acontecendo e que São Pedro vai sempre dar um jeito. 


No dia mundial da água, eu e todos com um pouco de juízo na cabeça, só queremos uma coisa, respeito pela natureza, e cuidados com este bem valioso e essencial para a vida. 

No dia mundial da água, queremos que todos cuidem da água como se cuida da própria vida. Porque água é vida. Sem água, não há vida. Simples assim.

Tenho pensado muito sobre o paradoxo da água e do diamante da teoria clássica do valor de Adam Smith (economista) onde ele diz;

« Não há nada de mais útil que a água, mas ela não pode quase nada comprar; dificilmente teria bens com os quais trocá-la. Um diamante, pelo contrario, quase não tem nenhum valor quanto ao seu uso, mas se encontrará frequentemente uma grande quantidade de outros bens com o qual trocá-lo. » 

Isto foi no século passado quando começava o entendimento sobre valor de troca e valor de uso, muito útil e usado pela economia para explicar valores de mercadorias.

Mas trazendo para os dias atuais com os riscos dos fenômenos climáticos e da escassez da água, não tenho duvida, que a água valerá mais do que diamante, valerá desenvolvimento (agricultura, energia, processos produtivos, saneamento básico, tudo depende da água); Valerá vidas.

Marilena Lavorato na abertura do evento comemorativo ao dia mundial da água realizado em 22 de março de 2014 no Parque Ecológico Tietê. 

sábado, 22 de março de 2014

22 de Março - Dia Mundial da Àgua

Hoje no Parque Ecológico Tietê, a Presidente do Comitê de Sustentabilidade Marilena Lino de Almeida Lavorato fez a abertura da programação do evento comemorativo ao Dia Mundial da Água. 

Há 03 anos que o I+ participa das festividades junto com o parceiro Virando do Avesso sempre levando artistas e artesãos que trabalham com reciclagem para exporem suas obras. Ao final, o I+ distribuiu uma publicação infantil sobre a vida dos peixes (produzido pela Duke Energy) ao publico presente. 

Este ano, além das apresentações artísticas e da exposição de arte com reaproveitamento de pneus para mobiliário do artista e designer Daniel Beato, tivemos também a homenagem de atletas de esporte náutico que competiram no Rio Tietê nos anos 40 e 50. 

Atletas praticantes do remo e de travessias que competiram pelos clubes Espéria, Regatas Tietê, Esportivo da Penha, e Corinthians Paulista. Na foto abaixo, Marilena Lavorato faz a condecoração dos atletas do Clube Corinthians Paulista.


Também presente no evento as crianças do projeto "Bom de Bola, Bom na Escola" que desde cedo já começam a ter consciência ambiental sobre a importância das águas.  

Prof. Vitor Cesar Maniero do Museu do Parque Ecológico Tietê apresentou a história do Rio Tietê com lindas fotos 
dos anos 20, 30, 50 e 60 quando o Tietê ainda era navegável e servia de palco para competições nacionais de esporte náutico e lazer dos paulistanos. 


Marilena Lavorato, do Instituto Mais fez uma palestra de abertura mostrando a visão ambientalista sobre a importância da água para a nossa vida e do Rio Tietê no desenvolvimento do estado e da cidade de São Paulo. 

Relembrou o paradoxo da água e do diamante da teoria clássica de valor de Adam Smith, onde ele diz: "Não há nada de mais útil que a água, mas ela não pode quase nada comprar; dificilmente teria bens com os quais trocá-la. Um diamante, pelo contrario, quase não tem nenhum valor quanto ao seu uso, mas se encontrará frequentemente uma grande quantidade de outros bens com o qual trocá-lo".  Marilena encerrou sua fala afirmando  que a água é muito mais valiosa do que o diamante porque vale vidas. 

O Instituto MAIS apoia e participa das comemorações do Dia Mundial da Água promovido pelo Parque Ecológico Tietê há 03 anos. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

Benchmarking Brasil

As melhores práticas de sustentabilidade 

certificadas por especialistas de vários países

emkt_4
Mais informações no site www.benchmarkingbrasil.com.br

sábado, 15 de março de 2014

Quem é quem na gestão socioambiental brasileira

Bench_inspira_verde
Por mais transparência e menos greenwashing no mercado

O Programa Benchmarking Brasil ao longo de mais uma década de atuação se tornou a memoria viva da gestão socioambiental brasileira. Registrou sua trajetória e nível de amadurecimento ao certificar as melhores práticas das organizações nesta área específica do conhecimento corporativo.

Em 11 edições já realizadas, o programa mostra o verdadeiro cenário da sustentabilidade aplicada pelas instituições no Brasil. As praticas certificadas registram o comportamento das organizações no quesito “sustentabilidade”, e através delas podemos ver a regularidade, a coerência e a inovação daqueles que não ficaram apenas no discurso e adotaram práticas sustentáveis em seus negócios. Em outras palavras, Benchmarking Brasil é seletivo e mostra com fidelidade, a realidade da gestão socioambiental brasileira.  Por exemplo:

1) Regularidade: Característica de poucos. Ao observar as empresas Benchmarking nota-se que um número reduzido de instituições tiveram folego para emplacar novas práticas a cada edição comprovando que de fato a sustentabilidade faz parte do negócio e está presente no dia a dia da empresa. A constância, inovação e comprometimento fazem com que estas empresas sejam Benchmarking por décadas, mantendo presença no Ranking dos Detentores das Melhores Práticas de forma contínua e perene. Foram 162 empresas e 279 práticas certificadas, ou seja, apenas uma pequena parte deste universo conseguiu índice técnico (aprovação) para suas práticas em mais de uma edição. 

2) Coerência: Nem todo discurso é legítimo. Pelo contrário, a grande maioria não tem lastro e comprovação. Mas quando se olha para as práticas Benchmarking certificadas, nos deparamos com empresas que comprovam convergência entre discurso e prática, ou seja, são legítimas quando falam, porque também provam. Detalharam seus “modus operandi” para avaliação de comissão técnica composta por especialistas de vários países, e obtiveram índice técnico para serem consideradas Benchmarking no quesito sustentabilidade.

3) Inovação e atitude: As particularidades encontradas nas 279 práticas já certificadas permitem dizer que pequenas empresas e até mesmo ONGs podem ter excelentes práticas de sustentabilidade, desmitificando o tabu de que apenas as grandes se preocupam com esta questão. Empresas dos 03 setores tiveram práticas certificadas pelo Programa Benchmarking o que comprova que a adoção das boas práticas de sustentabilidade independem do porte, ramo ou setor da organização.

Abrangência e contribuição do Programa Benchmarking Brasil

Em 11 edições já realizadas, tivemos 162 instituições com práticas certificadas. Destas, aproximadamente 9% são do terceiro setor (ONGs), 13% pertencentes ao primeiro setor (governo), e 78% do segundo setor (iniciativa privada).

O foco do Programa Benchmarking está no “como” as empresas e instituições estão aplicando a sustentabilidade em seus negócios. Desta forma, o Programa consegue contribuir para a transparência das relações, aumento da confiança e aceleração do processo de percepção do mercado para com quem realmente está fazendo a lição de casa no quesito sustentabilidade.  "Quanto mais transparência e informação, menos greenwashing", fala Marilena Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Brasil

Empresas e gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de sustentabilidade para concorrer ao 12º Ranking Benchmarking até 31 de março pelo site benchmarkingbrasil.com.br

trofeu_diploma_cantoneira_pSobre o Programa Benchmarking Brasil


Em 11 edições já realizadas, Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além da certificação congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil 2014 recebe inscrições de cases até 31 de março pelo site benchmarkingbrasil.com.br


Mais Informações: www.benchmarkingbrasil.com.br

segunda-feira, 10 de março de 2014

A excelência da gestão socioambiental brasileira

Certificação das melhores práticas
Inscrições de Cases até 31 de Março

Há mais de uma década o Programa Benchmarking Brasil certifica as melhores práticas das organizações brasileiras registrando o comportamento e ação das empresas para com as questões socioambientais.  O programa mostra como as empresas estão aplicando a sustentabilidade em seus negócios, e desta forma, qual é o seu verdadeiro cenário em nosso país. 

“Quando olho para o Banco de Práticas do programa (o maior banco digital de práticas do país com livre acesso na internet) vejo 279 boas práticas que fizeram crescer suas organizações e que melhoraram a competitividade de cada uma delas”, diz Marilena Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Brasil. “As práticas Benchmarking sempre apresentaram resultados positivos no relacionamento com stakeholders, na economia dos recursos naturais, na descoberta de novos negócios, no aprimoramento dos processos e produtos, e principalmente no fortalecimento da reputação e imagem de seus adotantes”, finaliza.

Compartilham da mesma visão integrantes da comissão técnica 2014 quando afirmam: 

“O Programa Benchmarking Brasil valoriza e estimula a empresa que sai do plano teórico para a aplicação prática, buscando assim difundir e fortalecer o valor da sustentabilidade e, mais do que isso, associá-lo a resultados concretos”, diz Erika Bechara, Dra em Direito das Relações Sociais, Coordenadora de Comunicação da APRODAB (Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil).

Outro integrante afirma: “A Sustentabilidade evolui de "Tendência" a "Regras" há algum tempo. E o Programa Benchmarking é uma prova desta consciência no mundo empresarial ao mostrar o nascimento das Práticas Sustentáveis”, fala Jamile Balaguer Cruz, Especialista em estratégia e sustentabilidade e Diretora da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade).

Empresas e gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de sustentabilidade para concorrer ao 12º Ranking Benchmarking 2014 até 31 de março pelo site www.benchmarkingbrasil.com.br 

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

Em 11 edições já realizadas, Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além da certificação congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil recebe inscrições para sua 12a edição até 31 de março pelo site www.benchmarkingbrasil.com.br 

Mais Informações:
Regina Jorge
Assessora de Imprensa
Fones: 11 – 2959-5442 / 3257-9660/ 97692-9199 / 98924-1086

segunda-feira, 3 de março de 2014

Educação para a Sustentabilidade será tema do próximo encontro técnico em 27 de Março

Encontro Técnico I+
EDUCAÇÃO para a Sustentabilidade 
04 especialistas e 02 cases Benchmarking
Av. Paulista, 2000 - 15o andar - 9h/12h30
emkt_marco_14
Se não quiser mais receber informações sobre nossas atividades envie este email para remover@benchmarkingambiental.com.br