quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Pegada Hídrica reúne especialistas do Brasil todo

Nesta 5a feira foi realizado o primeiro encontro técnico do ano para debater o tema "Pegada Hídrica e Gestão das Águas", um dos temas mais votados na enquete realizada com os profissionais de sustentabilidade em outubro do ano passado.  
Por coincidência, este  tema tem chamado a atenção da mídia devido ao baixo volume das chuvas registradas nos últimos meses. 

Em São Paulo, os reservatórios estão operando com um baixo nível de água, o que preocupa muito a população que teme por um racionamento nos próximos meses. 

O evento foi um sucesso de publico com casa cheia para ouvir os 04 especialistas convidados que apresentaram suas reflexões e soluções sobre esta importante temática.  

Tivemos especialistas de 04 diferentes estados (SP, DF, MA e SC) representantes da academia, governo e iniciativa privada. São eles: 

Pedro Cortez,  Especialista com Pós Doutorado em Gestão de Recursos Hídricos. Professor Universitário, Assessor Técnico de Gabinete da Superintendência de Gestão Ambiental da USP e Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Governança Ambiental.São Paulo/SP

Eldis Camargo, Especialista em Educação Ambiental e Direito Ambiental, com Pós-Doutorado em Direitos Humanos. Professora Universitária e Assessora do Procurador-Geral da Agência Nacional de Águas (ANA). Brasília/DF

Adonay Mendes de Souza, Engenheiro Mecânico e de Produção, e Consultor de projeto da maior refinaria de alumina do globo. Atual Supervisor de Engenharia da Alcoa.  Apresentará o Case Benchmarking certificado em 2013  “Redução da Pegada Hídrica por meio de parceria sustentável entre empresas”. São Luis/MA

Ricardo Peruzzo Bernasconi, Engenheiro Ambiental com especialização em operação de plantas de tratamento de efluentes e Gerenciamento de Projetos. Atual Analista Ambiental da Celulose Irani. Apresentará o Case Benchmarking certificado em 2013 “Gestão de Recursos Hídricos”. Joaçaba/SC

Durante todo o período da manhã, o publico manteve-se atento e ao final, houve grande interatividade com os palestrantes. 

Para encerrar tivemos a entrega dos brindes sustentáveis do Virando do Avesso e um gostoso café orgânico e sustentável da Cacauí. O encontro técnico foi transmitido ao vivo pela Vo2.
O Instituto Mais sente-se orgulhoso com a realização desta iniciativa de intercâmbio para a construção de massa crítica em sustentabilidade.

O próximo encontro técnico será em 27 de fevereiro e abordará o tema "Comunicação para Sustentabilidade". Os encontros técnicos são gratuitos com a emissão de certificado pela internet. Para conhecer a programação e se inscrever, clique AQUI

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Encontros Técnicos I+

Calendário 2014 apresenta temas relevantes da sustentabilidade

Realizamos um calendário anual de encontros técnicos para debater temas relevantes da sustentabilidade há mais de uma década. 

Os encontros são gratuitos e abertos para democratizar o acesso ao conhecimento e a informação, e desta forma criar massa critica e elevar o nível do debate em tão importante área do conhecimento humano.  

A partir de 2013 realizamos os encontros em uma universidade para aproximação com o público jovem.  Nos encontros técnicos, temos como princípio compartilhar boas práticas (aquelas que melhoram o desempenho das atividades humanas nas suas 03 esferas: social, ambiental e econômica) para ensinar e inspirar pessoas e organizações na busca contínua das suas melhores práticas de sustentabilidade.

O primeiro encontro técnico do ano abordará o tema “Pegada Hídrica e Gestão das Águas”. Para debater um tema complexo, delicado e vital para a sociedade teremos especialistas representantes da academia, do governo e da iniciativa privada.  São eles:

Pedro Cortez,  Especialista com Pós Doutorado em Gestão de Recursos Hídricos. Professor Universitário, Assessor Técnico de Gabinete da Superintendência de Gestão Ambiental da USP e Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Governança Ambiental.

Eldis Camargo, Especialista em Educação Ambiental e Direito Ambiental, com Pós-Doutorado em Direitos Humanos. Professora Universitária e Assessora do Procurador-Geral da Agência Nacional de Águas (ANA).

Adonay Mendes de Souza, Engenheiro Mecânico e de Produção e Consultor do projeto da maior refinaria de alumina do globo. Atual Supervisor de Engenharia da Alcoa, que apresentará o Case Benchmarking 2013  “Redução da Pegada Hídrica por meio de parceria sustentável entre empresas”

Ricardo Peruzzo Bernasconi, Engenheiro Ambiental com especialização em operação de plantas de tratamento de efluentes e Gerenciamento de Projetos. Atual Analista Ambiental da Celulose Irani, que apresentará o Case Benchmarking 2013 “Gestão de Recursos Hídricos”

Calendário 2014

Datas e temas:
  • 30/01: Pegada Hídrica e Gestão das Águas
  • 27/02: Comunicação para a Sustentabilidade
  • 27/03: Educação para a Sustentabilidade
  • 25/09: Mobilidade e Acessibilidade Urbana
  • 30/10: Responsabilidade Social e Voluntariado Corporativo

Local: Avenida Paulista, 2000 – Auditório da  Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista, 15o andar (próximo a estação Consolação do Metrô)

Horário: Das 9h as 12h30

Programação e inscrição: Clique AQUI 

Sobre os Encontros (FIBoPS Técnica): 


O GMGA (Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental) existe há 14 anos e deu origem a FIBoPS Técnica: Reunião de especialistas, pesquisadores e gestores para debater temas relevantes e atuais da sustentabilidade apontados em enquete realizada com profissionais da área. Os encontros técnicos são abertos e gratuitos, e os palestrantes convidados são especialistas e/ou lideranças com domínio e atuação convergente com o tema abordado para expor conceitos e fundamentos. 

Para apresentar cases práticos, convidamos os gestores que tiveram cases selecionados na ultima edição do Programa Benchmarking Brasil, e também convergentes com a temática em questão. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas pela internet.  Os que comparecerem recebem certificado de participação pela internet.  A Curadoria é da MAIS Projetos com o apoio do Instituto MAIS.

Para ver programação das edições anteriores, clique nos anos:   2013  -  2012  -  2011  - 2010  -  2009   –  2008

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Seja Benchmarking em 2014

Para Empresas e Gestores com Boas Práticas
Sustentabilidade 2014
Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas
emkt1_b

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Benchmarking Brasil já está recebendo inscrições para o Ranking 2014


selo_vermelhoBENCHMARKING BRASIL abre inscrições e apresenta sua comissão técnica 2014

Empresas e gestores com boas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus cases (práticas) a partir de hoje até 31 de março para concorrer ao Ranking Benchmarking 2014. Uma vez aprovados (aqueles cases que obtiverem índice técnico, pontuação a partir de 7.1) serão certificados e farão parte do maior Banco Digital de Boas Práticas Socioambientais com livre acesso do país. No "Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer" que ocorrerá em 04 de junho, será conhecido o Ranking Benchmarking das melhores práticas socioambientais do país. 

Com uma metodologia única e inovadora, o Programa Benchmarking em seus 12 anos de existência já selecionou, certificou e compartilhou 279 práticas de sustentabilidade. Já passaram pelo crivo Benchmarking, 162 instituições brasileiras atuantes nos 03 setores da economia, e localizadas em 13 diferentes estados do país.  A comissão técnica 2014 que será responsável pela pontuação das práticas inscritas, é composta por especialistas de 06 diferentes países. Estes especialistas avaliar
ão as práticas sem ter acesso ao nome das organizações. As inscrições poderão ser feitas online pelo site www.benchmarkingbrasil.com.br  

Em sua 12ª edição, o Programa Benchmarking Brasil é considerado um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país pelo fato de inspirar empresas e pessoas na busca contínua das melhores práticas. 

publicacoes bench
Os Legítimos da Sustentabilidade

As práticas inscritas são avaliadas por uma comissão técnica multidisciplinar com participações relevantes no cenário nacional e internacional, o que garante credibilidade e transparência, e uma vez selecionadas, integram o Ranking Benchmarking 2014 e serão compartilhadas com publico especializado e formador de opinião em livros, revistas,  banco digital e eventos técnicos.

Além de acelerar o desenvolvimento técnico da gestão socioambiental brasileira, o Programa Benchmarking ajuda no diálogo e na prestação de contas da organização com seus diversos publicos de interesse. Também presta relevante serviço de utilidade publica na medida que informa a sociedade o "modus operandi" das organizações para com as questões socioambientais, ou seja, mostra a sustentabilidade aplicada no dia a dia da empresa, muito além da teoria e do discurso. 
Louro_verde_2014

Os cases Benchmarking são inscritos em 10 categorias gerenciais: Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos. 

Comissão Técnica 2014, plural e com participações internacionais 

Um dos pilares do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é a sua comissão técnica que é única em seu formato e composição, analise e critérios de avaliação. 

A comissão técnica compreende identificação de nomes consagrados de personalidades e especialistas comprometidos com ações sustentáveis e atuantes em entidades e instituições com reconhecido valor e que represente significativos segmentos da sociedade.

RK_DECADA_CANTONEIRA
Este ano, a comissão técnica tem representantes de 06 diferentes países: Brasil, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e Portugal. Os critérios de avaliação são transparentes e os membros da comissão técnica avaliam a qualidade gerencial das praticas de sustentabilidade do case sem ter acesso ao nome da instituição.

Nomes dos integrantes da comissão técnica 2014 em ordem alfabética:
 

TELA_TROFEU
  1. Andrea Vialli, Jornalista com especialização em sustentabilidade pela Schumacher College, do Reino Unido. Desde 2004 escreve uma coluna voltada ao tema socioambiental no caderno de Economia&Negócios do Estadão. São Paulo/Brasil
  2. Bryan Husted, Professor de Política na Schulich School of Business, York University do Canadá e Professor de administração de empresas no Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey no México. Atual presidente da Sociedade de Ética Empresarial. Toronto/Canadá
  3. Erika Bechara, Professora e Coordenadora da Especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade da PUCSP. São Paulo/Brasil
  4. Fernando Miguel Seabra, Professor Adjunto do ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração e do Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa/Portugal  
  5. Gabriela Miranda, Mestre e Doutoranda em Gestão PhD, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Mercados Emergentes pela University of Bath e analista de risco da Maplecroft, uma das principais empresas de análise de risco global. Bath/Reino Unido
  6. Geraldo Falcão, Consultor e Auditor credenciado. Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas, em cursos de MBA e Pós graduação. São Paulo/SP.
  7. Gilberto Natalini, Médico e vereador da cidade de São Paulo. Idealizador e realizador da Conferência Produção Mais Limpa. São Paulo/SP
  8. Jorge Queiroz, Fundador do Instituto Brasileiro de Gestão e Turnaround (IBGT) e Membro Fundador do International Insolvency Institute. Integrante do comitê para assuntos ambientais das Nações Unidas. Oslo/Noruega
  9. Jamile Balaguer Cruz, especialista em estratégia e sustentabilidade pela HEC School of Management (Paris/França) e pela FGV SP. Consultora em Educação Ambiental e Planejamento para Negócios Sustentáveis, Sócia-Diretora GAEA SUSTENTÁVEL e Diretora de Eventos da Abraps. Brasília/Brasil.
  10. Leandro Peña-Salvático, Membro do Comitê ABNT que desenvolveu a norma ISO 15.498:2011 para o mercado de carbono voluntário brasileiro e agora está desenvolvendo uma norma para REDD+. Atual Auditor Independente de Projetos MDL e Inventários de GEE na Perry Johnson Registrars MDL - Washington DC/ USA
  11. Luiz Carlos Merege,  Economista; doutor e mestre pela Maxwell School of Citizenship and Public Affairs da Universidade de Syracuse, NY. Fundador e Presidente do IATS – Instituto de Administração para o Terceiro Setor. São Paulo/Brasil
  12. Luis Rasquilha, CEO da Ayr Consulting Worldwide e YR e Advisory Board Member do LIDE Futuro Portugal. Professor convidado em Business Schools e Universidades em Portugal, França, Bélgica, Holanda, Moçambique e Brasil e autor de inúmeros livros na área da comunicação e inovação empresarial. Lisboa/Portugal
  13. Mariana Meirelles, Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. É membro da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, uma iniciativa do MMMA e foi Vice Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Brasília/Brasil
  14. Nelson Pereira dos Reis, Vice-Presidente da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, diretor titular do Departamento de Meio Ambiente da entidade e membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema). São Paulo/Brasil
  15. Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias, Professor na Escola de Artes Ciência e Humanidades da Universidade São Paulo e Orientadora do Programa de Ciências Ambientais (PROCAM-USP). São Paulo/Brasil
Sobre o Programa Benchmarking Brasil

trofeus_canudos_pretosEm 11 edições já realizadas o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados "Selos de Sustentabilidade" do Brasil. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Além do Ranking, o programa congrega outras ações de fomento a sustentabilidade tais como: Publicações (Livro e Revista), Banco Digital de Práticas com Livre Acesso, Encontros Técnicos, Feiras e Congressos, entre outros.  Ao longo destes anos, Benchmarking Brasil incentivou a busca da melhoria contínua e a adoção das melhores práticas nas organizações, contribuindo assim com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. O Programa Benchmarking Brasil recebe inscrições de cases para concorrer ao Ranking 2014 até 30 de Março.

Mais informações:
São Paulo, 13 de Janeiro de 2014
(11) 3729-9005/ 3257-9660
www.benchmarkingbrasil.com.br 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Primeiro Encontro Técnico do Ano vai debater Pegada Hídrica e Gestão das Aguas

30 de Janeiro - 5a feira - 9h/12h30 - Av. Paulista, 2000 - 15o andar - S.Paulo/SP
Para se inscrever, clique na imagem abaixo

EMKT1_JANEIRO2014_1