quarta-feira, 26 de junho de 2013

Benchmarking Brasil é o grande vencedor na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade

trofeu_base

Nesta  4a feira foi conhecido a classificação dos finalistas do Prêmio von Martius de Sustentabilidade promovido pela Câmara Brasil Alemanha desde o ano 2000. 

Concorrem projetos concluídos ou em andamento que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável de empresas, organizações não governamentais, indivíduos, governos e instituições nacionais.

O Prêmio homenageia simbolicamente o emérito pesquisador alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius, cujo trabalho contribuiu grandiosamente para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural de nosso país.  

von_martius_todos
Esta edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade recebeu inscrição de aproximadamente 100 projetos que concorreram em 03 categorias: Humanidades, Natureza e Tecnologia. 

O programa Benchmarking Brasil concorreu com outros 38 projetos na categoria Humanidades e ficou em primeiro lugar.  

plateia_von_martius
A Categoria Humanidade recebe inscrição de iniciativas que priorizam o desenvolvimento do ser humano, tais como programas e projetos de educação ambiental e social; projetos de comunicação, divulgação e informação de caráter socioambiental ou cultural; projetos visando a adoção de valores sociais, culturais ou ambientais no âmbito do indivíduo ou da comunidade (stakeholders).

"Estar entre os finalistas do prêmio von Martius foi uma enorme alegria. Mas, conquistar o primeiro lugar foi uma surpresa maravilhosa que nos enche de orgulho e motivação para continuar nosso trabalho de seleção e certificação das melhores práticas de sustentabilidade", afirmou Marilena Lavorato organizadora do Programa Benchmarking Brasil. 

trofeu_diploma_vonmartius"Benchmarking Brasil inspira empresas e pessoas na busca contínua das melhores práticas de sustentabilidade. Tem um papel educativo importante para transformar realidades e promover mudanças. Certamente foi este fator que nos trouxe até aqui e que nos levará muito mais longe. 

O caminho é longo, mas nós já começamos e vamos continuar", finaliza Marilena Lavorato.

Mais informações: http://www.brasilalemanhanews.com.br/Noticia.aspx?id=3472

Sao Paulo, 26 de Junho de 2013
imprensa@institutomais.org 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Programa Benchmarking Brasil é finalista do Prêmio von Martius 2013

LOGO_BENCH_LETRAS_CINZA
Benchmarking Brasil inspira empresas e gestores na busca contínua das melhores práticas de sustentabilidade há 10 anos

O Programa Benchmarking Brasil está entre os três finalistas da Categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, um dos mais tradicionais e valorizados na área socioambiental. 

A cerimônia de premiação será na manhã do dia 26 de junho, no Club Transatlântico, Chácara Santo Antônio, em São Paulo. De acordo com o regulamento, os três melhores projetos são premiados, mas o nome do vencedor só será divulgado durante o evento.

Conhecendo o Programa Benchmarking Brasil

Há 10 anos consecutivos o Programa Benchmarking Brasil reconhece, certifica e compartilha a excelência socioambiental brasileira definindo o Ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Benchmarking Brasil é uma iniciativa independente de fomento a sustentabilidade que adota a metodologia Benchmarking para certificar as melhores práticas de sustentabilidade das organizações brasileiras.
grafico_crescimento

Apoio de Instituições Representativas: No período 2003 a 2012 contou com o apoio de expressivas instituições representativas como a FIESP, FIEMG, FIESC (IEL), FNQ, Sebrae SP, SEBRAE, Instituto Brasil Pnuma, Câmaras de Comercio: Alemã, Francesa, Espanhola, Argentina, Britânica, e apoios internacionais: IAPMEI (Ministério de Inovação de Portugal), UNEP (United Nations Environment Programme -Nairobi, Quenia) e Agency Holaverde (Alemanha). Em 2012, acrescentamos o apoio da RSO Pt - Rede Nacional de Responsabilidade Social de Portugal. Foram aproximadamente 100 apoiadores no período.

Apoio de especialistas: No período 2003 a 2012 contou com a participação voluntária de 129 especialistas de 15 diferentes países na comissão técnica. Em 2013, a comissão técnica conta com 15 especialistas de 8 diferentes países, totalizando 144 especialistas de 18 diferentes países.

Adesão de empresas e instituições dos 03 setores da economia: O Programa Benchmarking Brasil recebeu mais de 600 inscrições até 2012, e certificou 249 práticas de 139 organizações dos 03 setores da economia e localizadas nas 5 regiões do país. A maioria delas, grandes corporações (seguramente mais de 50% do PIB nacional). Isto ocorre porque conhecimento e expertise demandam corpo técnico especializado, o que significa investimento em capital intelectual e estruturas tecnológicas. Mas também tivemos a participação de pequenas e médias empresas, além de ONGs comprovando que com criatividade e talento é possível viabilizar grandes projetos e inovar.
.....
Abrangência e Pluralidade: O Programa Benchmarking Brasil é uma das mais abrangentes e plurais iniciativas de fomento a sustentabilidade.  Congrega participantes dos 03 setores da economia pertencentes a 24 diferentes ramos de atividade, sendo que Mineração e Energia são os ramos que mais contribuíram com práticas de excelência, 32 e 24 cada. Já as temáticas gerenciais que tiveram mais cases ranqueados foram: Educação, comunicação e informação socioambiental, e, Ferramentas e Políticas de Gestão, 75 e 47 respectivamente. Isto confirma uma preferência por conscientização e estratégia para investimentos em projetos de sustentabilidade.
publicacoes bench

Acervo: Além do Banco Digital de Práticas com livre acesso na internet, o Programa lançou e distribuiu gratuitamente para universidades e entidades representativas, 03 publicações: BenchMais (série com 02 volumes BenchMais 1 e 2), Guia de Boas Práticas Socioambientais (03 volumes), e a Revista Benchmarking (08 edições). Publicações com conteúdos avançados, articulistas renomados e participação de personalidades: Dr. Paulo Nogueira Neto, primeiro ministro de meio ambiente do país, Izabella Teixeira, nossa atual ministra do meio ambiente, e Lester Brown, autor internacional que há mais de 20 anos escreve sobre economia verde. 

Inovação Contínua: Além da Ilha Benchmarking com stands para expor as práticas selecionadas pelo Programa na FIBoPS 2010 e 2011 (Feira para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais), e do Plantão Benchmarking na FIBoPS 2012, novas atividades simultâneo as edições foram desenvolvidas para fortalecer o objetivo central da iniciativa que é a difusão e incentivo a adoção das boas práticas de sustentabilidade nas organizações brasileiras. 
plantao_Bench

Em 2012, lançamos o Ranking da Década Benchmarking e o Ranking Benchmarking Junior para reconhecer os jovens talentos das inovações verdes. Lançamos também Cultura de Sustentabilidade com a Mostra “Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam” fazendo a conexão da arte com a sustentabilidade. A mostra em 2012 comemorou os 10 anos do Programa Benchmarking e os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 com uma releitura das obras de Tarsila do Amaral, que também foi homenageada pelo Programa Benchmarking Brasil. A Mostra foi lançada no MASP em agosto e na sequencia foi exposta no Museu Ecológico Tietê e na Universidade Anhembi Morumbi.  A mostra neste período (agosto-dezembro) foi vista por mais de 10 mil pessoas. O Ranking da edição 2012, Ranking Benchmarking Junior e Ranking da Década Benchmarking foram conhecidos no 10° Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer no MASP.

Independência e Pluralidade: Benchmarking Brasil é uma iniciativa independente (sem patrocinadores e com participação voluntária de especialistas na comissão técnica), plural e democrática que construiu o maior Banco Digital de Práticas de Sustentabilidade de livre acesso do país. Os cases Benchmarking também são apresentados presencialmente, alimentando a grade técnica de inúmeros eventos corporativos do país, além de eventos próprios: FIBoPS (Internacional, Regional e Técnica). Instituições dos 03 setores da economia participam do programa Benchmarking, quer seja na condição de jurado, apoiador ou instituição concorrente ao Ranking.  A realização do Programa Benchmarking Brasil é da MAISPROJETOS com o apoio logístico do Instituto MAIS.

MAO_VERDE_CSCultura de Sustentabilidade: Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país. Neste período mais de 40 mil pessoas tiveram contato com as boas práticas de sustentabilidade selecionadas pelo Programa.

Realizações:
Neste período foram realizados 12 edições do Programa Benchmarking Brasil. Também tivemos mais de 50 cases apresentados nos encontros técnicos e eventos próprios e de parceiros e publicados em mídias especializadas.


PAINEL_10ANOS
Inscrições: Para concorrer ao Ranking Benchmarking, as empresas e instituições devem inscrever seus cases pelo site no período de março a maio de cada ano.


Sobre o Prêmio von Martius de Sustentabilidade      

Criado em 2000 pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, o então Prêmio Ambiental von Martius passou a ser chamado de Prêmio von Martius de Sustentabilidade a partir de 2007, com a intenção de reconhecer projetos de todo o país que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade.
Hoje o Prêmio von Martius é um dos mais importantes do setor e o único do gênero no país a obter o selo carbon free, por fazer a compensação de todo o gás carbônico dispensado desde o início de suas atividades até a cerimônia de premiação.
  
Desde a primeira edição do Prêmio von Martius até hoje, 1.464 projetos foram inscritos, analisados e auditados nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia. Mais Informações, clique AQUI

Serviço:
imprensa@institutomais.org 
11 3257-9660/ 3729-9005

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Instituto MAIS na Virada Sustentável 2013

Terminou ontém a 3a edição da Virada Sustentável e o I+ pela terceira vez fez parte da programação desta iniciativa de fomento a construção de sociedades mais sustentáveis.

A missão do I+ é construir massa critica em sustentabilidade para que essa massa critica possa fazer transformação social. Trabalhamos com a Cultura de Sustentabilidade informa Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais.  E para isto, adotamos linguagens alternativas para falar aos corações e mentes das pessoas, finaliza Marilena. 


Temos o projeto "Cultura de Sustentabilidade" que é incentivado e que faz a conexão da arte com a sustentabilidade e também o Canal I+ para compartilhar conteúdos de sustentabilidade na Web. 


Nas edições anteriores participamos da Virada Sustentável com rodas de conversa, oficinas, palestras online  e workshops. Nesta edição optamos pela comunicação em vídeo e pela arte para dar o nosso recado, diz Marilena.


O I+ esteve presente na Virada Sustentável 2013 com uma sala de conteúdos no Centro Cultural do Rio Verde (Vila Madalena) apresentando o especial "Meio Ambiente" produzido pelo Canal I+ com mais de 2 horas de programação exclusiva sobre o tema "Modos de Vida Sustentáveis", e também com uma exposição de arte "Nem tudo acaba em Pizza" do virando do avesso no Mercadão Municipal. 


Programação Especial  para a Virada 2013

O programa Cultura de Sustentabilidade apresentou conteúdos exclusivos sobre temas atuais e relevantes da sustentabilidade.  Preparamos uma programação especial para comemorar a semana do meio ambiente com matérias exclusivas sobre modos de vida sustentáveis, além de depoimentos de especialistas e bate papo com jovens e crianças sobre questões da sustentabilidade que impactam nosso dia a dia, afirmou Marilena Lavorato, editora e apresentadora do programa.

Tivemos mais de 2 horas de programa dividido em blocos de aproximadamente 15 minutos cada para que possa ser assistido pelas pessoas de forma rápida, porém numa linguagem sempre informativa e esclarecedora.   

Cultura de Sustentabilidade foi transmitido online nos dias 06 e 07 na Web TV  e no dia 08 na sala de conteúdos do Centro Cultural do Rio Verde (Vila Madalena). No dia 06 teremos transmissão pela manhã (10h) e a tarde (14h30), e no dia 07, apenas manhã (10h). 

A exposição "Nem tudo acaba em pizza" é uma iniciativa de conexão da arte com a sustentabilidade para despertar atenção das pessoas sobre o tema. 

A curadoria é de Morgana Cruz do Virando do Avesso que reuniu um grupo de artistas e artesãos chamado "Grupo Sustentável Mais" que produzem peças artistíscas temáticas ou livres que são expostas nos eventos do I+ e em vários locais da cidade que recebem fluxo de publico. Nem tudo acaba em pizza já esteve em estações do metrô, centros culturais, feiras e congressos do I+.  

Os integrantes do Grupo Sustentável MAIS foram convidados para produzir peças exclusivas para o Museu do Parque Ecológico Tietê. As peças fazem parte do acervo do Museu. Na exposição "Nem tudo acaba em pizza", estes artistas aproveitaram as caixas de pizza para suas artes, fazendo lindas telas de pintura como forma de incentivar a criatividade para reaproveitar materiais e reduzir a emissão de resíduos. 

Sobre o Programa Cultura de Sustentabilidade

Lançado em novembro de 2012 na Web TV, o programa tem como proposta desmitificar a complexidade dos principais temas da sustentabilidade.  Com linguagem simples e didática, Marilena Lavorato, especialista em responsabilidade social e meio ambiente, aborda os mais relevantes e atuais temas da sustentabilidade entrevistando seus convidados especiais. Além das entrevistas, o programa conta com quadros que dão dicas sobre saúde e bem estar, pensamento jovem, cidadania e educação ambiental.

O publico atingido é formado por jovens universitários, especialistas e profissionais da sustentabilidade, ambientalistas e demais interessados no tema, além de pessoas com interesse especifico nos conteúdos dos quadros apresentados (Minuto Saúde, Pegada Jovem, Minuto Cidadão e Virando do Avesso). O objetivo central do programa é fomentar a Cultura de Sustentabilidade por meio da divulgação e compartilhamento das práticas e conteúdos de sustentabilidade

Cultura de sustentabilidade é um programa que fala fácil sobre os mais complexos assuntos da sustentabilidade para aproximar o grande público das questões socioambientais do nosso tempo. Para ver os programas já gravados, visitem a pagina www.institutomais.com.br/2359-2/

Sobre o Instituto MAIS:

O Instituto MAIS é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo central é compartilhar o conhecimento socioambiental para formar massa critica em sustentabilidade e assim, promover transformação social. Com a finalidade de alcançar estes objetivos realiza diversas ações, sendo em sua maioria gratuitos e abertos ao público interessado. Além do Programa Cultura de Sustentabilidade, organiza a FIBoPS – Intercâmbio de Práticas e Produtos Sustentáveis e os Encontros Técnicos Temáticos, além de fornecer apoio a eventos socioambientais renomados. Mais informações: www.institutomais.org