quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Making-of do Cultura de Sustentabilidade na Internet

Hoje foi a estréia do "Cultura de Sustentabilidade" na Justin TV.  Um programa de conteúdos, noticias e agenda sobre este importante tema da atualidade. O programa é ao vivo no Canal I+, toda 4a feira, das 14h30 as 15h00. 

A pauta do programa numero 1 foi "Quem é o Profissional da Sustentabilidade". Para debater sobre este tema, Marilena Lavorato, apresentadora do Programa, recebeu o convidado especial, Marcus Nakagawa - Presidente da ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais da Sustentabilidade. 

O Programa apresentou ainda 3 quadros: Minuto Saúde, Educação Financeira, e Virando do Avesso com dicas de especialistas, e 1 reportagem externa sobre o tema do dia. Abaixo, fotos do registro do Programa numero 1. 


MAKING OF DO PROGRAMA NUMERO 1


Marcus Nakagawa, convidado do Programa sendo preparado pela maquiadora Daniela Marchetto Tavares.  Marcus é idealizador e Presidente da ABRAPS, além de professor universitário e de pós graduação, consultor em educação para a sustentabilidade. 
Marilena Lavorato, apresentadora do Cultura de Sustentabilidade brindando o sucesso do primeiro programa ao vivo da internet sobre sustentabilidade. Marilena é Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS, professora de pós graduação e especialista em responsabilidade social e sustentabilidade. 


Equipe se reunindo antes da transmissão ao vivo do Programa para os últimos acertos. Produção, som e imagem, maquiagem, video transmissão, técnica e direção acertando os detalhes do primeiro programa que foi ao ar. Atenção máxima.  


Marcus Nakagawa e Marilena Lavorato  minutos antes do inicio da transmissão. Ambos recebem as ultimas instruções do pessoal técnico e se preparam para entrar ao vivo no Canal I+ da Justin TV.  Todos atentos e ansiosos para o inicio da transmissão.


Final do Programa, cumprimentos e um brinde para o entrevistado entregue pela produção  (Embalagem Virando do Avesso)

Equipe reunida para registro histórico do programa Cultura de Sustentabilidade.  Da esquerda para direita, em pé: Alexandre Trentin (Externa), Marilena Lavorato (Apresentadora), Alexandre Lourenção (Direção Técnica), José Batista (Vídeo Transmissão), Daniela Marchetto (Maquiagem), Morgana Cruz (Produção), e sentados a frente: Gustavo Prado (Imagem e Som), e Luiz Henrique (Suporte Digital)

Toda 4a feira, ao vivo, das 14h30 as 15h00 no Canal I+    Próxima transmissão ao vivo, dia 05 de dezembro com a pauta - Qualidade de Vida nas empresas e cidades com Dr. Alberto Ogata, Presidente da ABQV - Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Mais informações AQUI

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cultura de Sustentabilidade ao vivo na Internet Toda 4a feira as 14h30

Programe-se para o programa de sustentabilidade da internet que falará ao vivo dos mais relevantes e atuais assuntos de responsabilidade social, meio ambiente, e sustentabilidade.

Toda 4a feira, das 14h30 as 15h00, especialistas e lideranças atuantes nesta área estarão sendo entrevistados por Marilena Lino de A. Lavorato, especialista com mais de 15 anos de atuação em gestão da sustentabilidade e responsabilidade social.
 
Cultura de Sustentabilidade será um programa de comunicação que abordará temas complexos em uma linguagem simples e didática. Os internautas poderão interagir e fazer perguntas aos convidados. Será transmitido ao vivo pela Justing TV e depois disponibilizado na íntegra no site do Instituto MAIS. 

O programa, além da entrevista do dia com um convidado especialista no tema em pauta, terá também 4 quadros com 1 (hum) minuto cada para dar dicas importantes sobre os seguintes assuntos: Saude e Bem Estar, Educação Financeira, Pensamento Jovem e Virando do Avesso com dicas de reaproveitamento de embalagens. 


O
 Canal I+ será um meio de comunicação que falará fácil sobre os mais complexos temas da sustentabilidade para aproximar o grande público das questões socioambientais do nosso tempo.
 
 
Programação 2012:
 
28/11 – Quem é o Profissional da Sustentabilidade
Entrevistado: Marcus Nakagawa – Presidente da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade
 
05/12 - Qualidade de Vida nas grandes cidades e empresas
Entrevistado: Dr. Alberto Ogata – Presidente da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida
 
12/12 - Cidades Sustentáveis e Tecnologias Limpas
Entrevistado: Gilberto Natalini – Vereador de São Paulo e Fundador da Conferência Municipal de Produção Mais Limpa
 
19/12 – Economia Criativa e matriz 4D : uma visão multidimensional de riqueza
Entrevistada: Lala Deheinzelin- Especialista Mundial em Economia Criativa & Desenvolvimento Sustentável. Criou e coordena o movimento internacional Crie Futuros
 
Créditos:
Quadros: Alexandre Trentin, Julio Santos, Luiz Matuguma e Morgana Cruz
Filmagem e Transmissão:
Vo2 Informática
Produção: MAIS PROJETOS
Realização: Instituto MAIS
Contato: imprensa@institutomais.org

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Saiu a 8a Edição da Revista Benchmarking



Além dos conteúdos de sustentabilidade, a 8a edição traz uma entrevista exclusiva com o Presidente da Social Team, Alejandro Rebósio, que fala da parceria com a Fundação Léo Messi e de seus planos para o desenvolvimento de projetos socioambientais no Brasil. 
Na seção Galeria, 10 frases e depoimentos de lideranças e especialistas que expressam em poucas palavras suas visões e ações sobre o tema sustentabilidade.

A revista também apresenta 03 artigos técnicos sobre temas diferenciados: Sustentabilidade em rede, no setor esportivo e na micro e pequena empresa. 
 
Esta edição faz uma cobertura especial dos 10 anos do Programa Benchmarking Brasil e dos mais especializados eventos de Sustentabilidade realizados em 2012.  

Apresenta também AGENDE-SE para você se programar para os mais relevantes eventos que acontecerão em 2013
 
A Revista Benchmarking é leitura obrigatória para quem atua ou se interessa por sustentabilidade. Clique na capa para ser remetido a versão eletrônica com acesso a leitura em tela ou free download. 
 
Para ver as edições anteriores da Revista Benchmarking, Clique AQUI

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cultura de Sustentabilidade na Paulista

Os valores que dão embasamento aos princípios e diretrizes da sustentabilidade devem estar presentes em todas as atividades humanas. Pensar e agir desta forma é ter "Cultura de Sustentabilidade". 

Cultura de Sustentabilidade é um projeto necessário para despertar uma nova consciência em relação aos desafios socioambientais da nossa época. Adota a arte como mediadora e mobilizadora para compartilhar boas práticas de sustentabilidade 

Nesta semana, Cultura de Sustentabilidade lançou 2 mostras: Em 06 de novembro inauguração de "Luzes da Cidade" no Bar do Batata com obras de Rosely Ferrayol (apoio cultural) e no dia 07 de novembro, abertura de "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" (Realização) na Universidade Anhembi Morumbi, Unidade Paulista,  com arvores de natal sustentáveis assinadas por 15 artistas plásticos  

Na foto acima, da esquerda para direita, Marilena Lavorato do Instituto MAIS e MAIS Projetos (Realização) , Morgana Cruz do Virando do Avesso (Curadoria) e Maria José Rosolino da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (Apoio e hospedeiro da mostra). 

Cultura de Sustentabilidade foi lançado em julho no MASP em comemoração aos 10 anos do Programa Benchmarking Brasil que certifica os detentores das melhores práticas e detém o maior banco digital de livre acesso de práticas de sustentabilidade do país. Desde então, já realizou 04 mostras de arte e interação lúdica. 

A ultima delas "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade"  ficará exposta de 07 de novembro a 20 de dezembro em comemoração as festividades de fim de ano. A mostra por sua localização, fará parte do já tradicional circuíto cultural de fim de ano da Paulista. 

Este circuito recebe anualmente milhares de turistas do Brasil e de outros países que visitam a cidade de São Paulo atraídos pelas belas decorações que transformam a Av. Paulista num dos endereços mais cobiçados do mundo nesta época. 

Nesta exposição, os valores e fundamentos da Sustentabilidade serão vistos por um enorme público de todas as classes sociais e faixas etárias.  

Cultura de Sustentabilidade faz a conexão da arte com a sustentabilidade, para transmitir com leveza e beleza uma mensagem de paz e respeito ao meio ambiente, natural e social. 

Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade

Ontem, com um belíssimo concerto da Harpista Cely Rodrigues, foi inaugurado a mostra que apresentou 15 arvores de natal com design exclusivos e assinados por artistas plásticos comprometidos com as boas práticas de sustentabilidade. 

Para confeccionar suas obras, estes artistas fizeram reaproveitamento de diversos materiais que seriam descartados na natureza ou estariam atolando os aterros.  

A mostra que está no saguão da Universidade Anhembi Morumbi da Paulista (Av. Paulista, 2000 - esquina com a Rua Frei Caneca), ficará aberto ao público, das 9h as 22h até o dia 20 de dezembro.  


Na foto acima vemos a harpista Cely Rodrigues em seu concerto musical fazendo a abertura da mostra, e na foto ao lado, uma das arvores na montagem. 

Participam da Mostra os artistas e artesãos: Alessandra Ferraz, Adzilda Xavier, Claudia Santoni e Grupo Mulheres Encantos da Cantareira, Graça Rubbishuluxo, Joice Andrade, Luciana Guerra, Morgana Cruz, J. Prete, Neusa Silva, Noely Escarante, Oswaldo Oliveira, Rosely Ferraiol, Soraia Vitiello e Patricia Miranda, Tereza Yamashita, Verônica Jorge.

Leilão das Arvores de Natal Sustentáveis

As arvores são exclusivas e foram doadas ao Instituto Mais que fará um leilão no final da mostra em 20 de dezembro. 

Aqueles que quiserem levar para casa uma arvore de natal exclusiva e totalmente sustentável, assinado por artistas plásticos e designers  devem entrar em contato com o Instituto Mais e dar seus lances a partir de R$ 100,00. 

São apenas 15 arvores de natal e os lances estarão abertos até 20/12 quando encerra a mostra.  Mais informações pelos telefones (11) 3257-9660/ 3637-4457 ou email institutomais@institutomais.org

A mostra "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" tem a curadoria do Virando do Avesso e apoio da Universidade Anhembi Morumbi.  A realização é do Instituto MAIS com a MAIS Projetos. 

Sobre Cultura de Sustentabilidade

Cultura de Sustentabilidade faz a conexão da arte com a sustentabilidade para compartilhar valores e princípios da sustentabilidade com o público urbano das grandes cidades.  

Foi lançado em julho no MASP com a mostra "Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam" com a releitura dos quadros de Tarsila do Amaral feitas pelo artista plástico e ambientalista Thiago Costackz que se inspirou no movimento modernista que este ano completou 90 anos. Em agosto, esta mostra esteve na 5a FIBoPS (Feira e Congresso para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais) na Universidade Anhembi Morumbi, campus da Vila Olímpia, e em setembro foi exposta no Museu do Parque Ecológico Tietê em homenagem ao dia do Rio Tietê. 

Agora, em novembro e dezembro, realiza a mostra "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" com arvores de natal feitas de material reciclado por 15 diferentes artistas plásticos e artesãos na unidade Paulista da Universidade Anhembi Morumbi fazendo parte do circuíto cultural de natal da Av. Paulista.  

A Mostra "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" tem a curadoria do Virando do Avesso e apoio da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. A Realização é do Instituto MAIS com a MAIS Projetos. Na foto acima vemos parte do grupo na inauguração da mostra. 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Arvores de Natal Sustentáveis na Paulista


Amanhã, a partir das 19h30 será aberto ao público a exposição "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade" com arvores de natal feitas com material reciclável na unidade Paulista da Universidade Anhembi Morumbi que fica na Avenida Paulista, 2000 (esquina com a Rua Frei Caneca). A visitação é gratuita. 

São 12 arvores que foram criadas exclusivamente para esta exposição que leva para o circuito da Paulista, além da beleza criativa das arvores de natal, a consciência socioambiental por um futuro mais limpo, justo e sustentável. 

A exposição ficará aberta ao público até o dia 20 de Dezembro, quando o Instituto Mais estará leiloando as arvores que foram doadas pelos artistas e artesãos.  
As arvores foram feitas exclusivamente para esta exposição e os artistas e artesãos desenvolveram técnicas especificas de reaproveitamento de materiais que seriam descartados e ficariam poluindo a meio ambiente por anos e décadas. 
Participam desta iniciativa os artistas e artesãos: Alessandra Ferraz, Adzilda Xavier, Claudia Santoni & Grupo Mulheres Encantos da Cantareira, Graça Rubbishuluxo, Joice Andrade, Morgana Cruz & J. Prete, Neusa Silva, Noely Escarante, Oswaldo Oliveira, Rosely Ferraiol, Soraia Vitiello & Patricia Miranda, Tereza Yamashita, Verônica Jorge.  

A Curadoria é do Projeto Virando do Avesso. Apoio da Universidade Anhembi Morumbi e realização do Instituto Mais em parceria com a Mais Projetos. 
A iniciativa faz parte do "Cultura de Sustentabilidade", uma iniciativa de sensibilização e educação ambiental para despertar uma nova consciência de sustentabilidade junto as pessoas. 

Por meio de exposição de arte e atividades lúdicas para grandes centros urbanos, conteúdos relevantes da sustentabilidade são compartilhados com diversos públicos. 

Quem quiser levar para casa uma árvore de natal exclusiva e sustentável assinada por artistas plásticos e artesãos, poderá adquirir a sua arvore, no Instituto MAIS a partir de 20 de Dezembro. Caso já queira fazer a sua reserva, poderá fazer contato pelo telefone (11) 3257-9660/ 3637-4457 ou enviar email para institutomais@institutomais.org 

Para saber mais visite a Exposição "Natal com Mais Solidariedade e Sustentabilidade na Paulista" no período de 07 de Novembro a 20 de Dezembro na Universidade Anhembi Morumbi, unidade Paulista  - Avenida Paulista, 2000.