sábado, 28 de julho de 2012

Semana de conexão da arte com a Sustentabilidade

Benchmarking Brasil 10 anos

O Programa Benchmarking Brasil irá celebrar seus 10 anos de existência com a Mostra Cultura de Sustentabilidade no MASP, em São Paulo nos dias 01 e 02 de agosto.  Serão 02 dias de atividades com participação de 03 escolas técnicas de São Paulo e 23 instituições que foram selecionadas para integrar o Ranking dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do país. As atividades incluem uma mostra, dois seminários e uma solenidade. 

No espaço Cultura de Sustentabilidade a mostra “Arte que revoluciona, Práticas que Transformam” destaca a conectividade da arte com a sustentabilidade ao resgatar o espírito de transformação comum aos movimentos modernista e ambientalista.  


Thiago Costackz, artista plástico e ambientalista assina os quadros que. foram inspirados nas obras de Tarsila do Amaral, artista plástica considerada um dos ícones do movimento modernista.  Neste espaço também é apresentado a linha do tempo do Programa Benchmarking Brasil com suas práticas que transformam. São 250 Práticas de sustentabilidade de 139 instituições. 


Em paralelo, atividades interativas para apresentar a sustentabilidade na prática. Serão 02 seminários (apresentação de cases de sustentabilidade e inovações verdes) e 01 solenidade para apresentar os melhores da gestão socioambiental brasileira de 2012 e da década Benchmarking. Na solenidade está confirmada a presença de Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta da artista plástica Tarsila do Amaral, que representará sua avó na homenagem que o Programa Benchmarking Brasil prestará a Tarsila pela sua inesquecível contribuição a arte.

O espaço “Cultura de Sustentabilidade” será aberto ao público nos dias 01 e 02 de agosto, das 10h00 as 19h00, e os seminários (01 e 02 e agosto) também serão abertos ao publico mediante disponibilidade de lugares nos auditórios. Para saber mais, visite o site benchmarkingbrasil.com.br
logo_soSobre Benchmarking Brasil
É um selo de sustentabilidade que certifica as melhores práticas socioambientais das organizações brasileiras. É uma iniciativa independente que está em sua 10ª edição. Neste período contou com a participação voluntária de 130 especialistas de 15 diferentes países na comissão técnica. Selecionou 250 práticas de 140 instituições, e construiu o maior banco de cases de sustentabilidade de livre acesso do país. São 250 práticas catalogadas e organizadas em 10 diferentes temáticas gerenciais. São práticas que alimentam grades técnicas de congressos e seminários e pautas de publicações dirigidas a gestão da sustentabilidade. A prática Benchmarking é uma ferramenta de desenvolvimento gerencial que tem no aprendizado sua base central. Um aprendizado espelhado nos melhores exemplos e cases práticos. A realização é da MAIS Projetos com o apoio do Instituto MAIS. Informações no site www.benchmarkingbrasil.com.br   

São Paulo, 29 de Julho de 2012.
(11) 3257-9660/ 3729-9005

quarta-feira, 18 de julho de 2012

BenchBrasil reconhece jovens talentos das Inovações Verdes

 LOGO_BENCH1Benchmarking Júnior
Inovações e Sustentabilidade
O futuro começa aqui

Acontece no 01 de agosto das 14h00 às 18h00 o primeiro Ranking Benchmarking Júnior com os 10 melhores projetos de inovação verde no Pequeno Auditório do MASP – Avenida Paulista, 1578, S. Paulo, SP. Nesta data teremos um seminário apresentando os Projetos vencedores de  jovens talentos das  inovações tecnológicas verdes, que são alunos das escolas técnicas do estado de São  Paulo, IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Centro Paula Souza e SENAI SP.


Em sua abertura oficial uma palestra com Gica Mesiara, recuperadora da Ecoarte e criadora dos Quadros e painéis Vivos, Presidente do Quadro Vivo – Jardins Verticais seguido da apresentação dos projetos em ordem alfabética. São eles:

1- Bancada sustentável
2- Blocos de Alvenaria a partir de Gesso Reciclado e EVA
3- Desenvolvimento de brinquetes com folhas de árvoresgeradoras de energia  térmica
4- Ecopote recipiente biodegradável
5- Extração de propriedade da uva a partir de resíduos gerado na produção de vinho
6- Lixeira eletrônica interativa
7- Reaproveitamento de água para a corrosão de PCI s
8- Sistema para monitoramento e previsão de consumo de energia elétrica residencial, em tempo real
9- Tratamento sustentável de efluentes de indústrias
10-Um destino nobre para cascas de arroz


Os critérios de avaliação e análise dos jovens vencedores do Ranking Benchmarking Jr, mantem o mesmo reconhecimento e critério dos membros da comissão técnica que ao longo de 10 anos selecionou os cases vencedores do Benchmarking Brasil.


O Ranking Benchmarking Junior será conhecido na solenidade Benchmarking que acontecerá dia 02 de agosto à partir das 19h00, no salão nobre do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), juntamente com os vencedores do Ranking Benchmarking Brasil 2012, Ranking da Década Benchmarking, e homenagem as personalidades que transformam realidades com suas boas práticas.


so_logo_benchO Programa Benchmarking Brasil difunde, fortalece e incentiva a adoção das boas práticas de sustentabilidade junto as organizações e sociedade. É uma iniciativa independente, plural e democrática. A Realização é da MAIS PROJETOS Corporativos com o apoio do Instituto MAIS.


Nota: Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças e a melhoria do desempenho através de um processo de aprendizado.


Mais Informações no site www.benchmarkingbrasil.com.br 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Saí a Lista das Empresas Benchmarking 2012

RANKING BENCHMARKING 2012
 As Melhores práticas de sustentabilidade selecionadas por 20 especialistas de 8 diferentes países
luminoso_cantoneira
Em 02 de Agosto no MASP (Museu de Arte Moderna de São Paulo Assis Chateaubriand, Av. Paulista, 1578 em São Paulo/SP), será realizado o 10º Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer. Ocasião em que será apresentado o Ranking 2012 e o Ranking da Década dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do País. 
  
O Dia Benchmarking reune empresas e gestores que são considerados referencias pela inovação e qualidade das suas práticas. Participam empresas de todos os ramos e portes, e localizadas em todo território nacional. Uma comissão multidisciplinar de 20 especialistas de 08 diferentes países avaliaram os cases inscritos sem ter acesso ao nome da organização.
  
As melhores pontuação, acima do índice técnico, são considerados Benchmarking e passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país. Também são publicados no Livro BenchMais, uma série quadrienal com os resumos dos cases organizados por edições e temáticas gerenciais. Veja a lista das empresas Benchmarking no final. 

louro_amarelo_homeBENCHMARKING 10 anos tem programação especial

Este ano, em comemoração aos 10 anos do Programa Benchmarking Brasil, além do Ranking 2012 teremos outras atividades paralelas tais como: Mostra Cultura de Sustentabilidade, Ranking da Década (Score das 10 edições) e Ranking Benchmarking Junior, jovens talentos que projetaram inovações tecnológicas verdes. 

A Mostra Cultura de Sustentabilidade apresenta uma releitura da semana de arte moderna de 22 e a linha do tempo do Programa Benchmarking Brasil com frases e depoimentos de mais de 100 especialistas de 15 diferentes países que participaram de forma espontânea e voluntária da comissão técnica do Programa. O Ranking da Década vai apresentar as 15 empresas melhores classificadas nas 10 edições já realizadas, e o Ranking Benchmarking Junior, os 10 melhores projetos de inovação verde de alunos de 03 escolas técnicas: IFSP, Centro Paula Souza e Senai SP. 

                    Ranking Benchmarking 2012 - Ordem Alfabética
 
Empresa e Case Benchmarking 
 foto_vencedores_2012

AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente (SP)
Desenvolvimento de uma nova plataforma de captação para promover a reinserção de pessoas com deficiência física na sociedade

ALUMAR - Consórcio de Alumínio do Maranhão (MG)
Redução da Pegada Ecológica por meio da Substituição de Argila por Cinza Leve

AMBEV - Companhia de Bebidas das Américas (SP)
Energia limpa

ArcelorMittal Tubarão (ES)
Programa de Gestão Estratégica das Mudanças Climáticas

AURORA - Cooperativa Central Aurora Alimentos (SC)
Programa A Turminha da Reciclagem

Braskem (BA)
Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Carbocloro Industria Química (SP)
Voluntários do Rio

Celulose Irani (SC)
Gestão Socioambiental

Ecovias - Concessionária Ecovias dos Imigrantes (SP)
De bem com a Via

Duke Energy International – Geração Paranapanema (SP)
Interação Peixamento e Ações de Educação Ambiental

Firmenich & Cia (SP)
Community Day – Dia da Comunidade

Instituto Bióleo de Desenvolvimento Sustentável (SP)
Programa Bióleo Duplamente sustentável com inclusão social

Instituto Embratel 21 (RJ)
Tecnologia a serviço da educação e do desenvolvimento sustentável

Itaipu Binacional (PR)
Gestão por bacias hidrográficas Como Unidade de Planejamento Territorial

Nestlé Brasil (SP)
Programa Nestlé Até Você

Neoenergia (BA)
Sistema Solar Fotovoltaico Pituaçu Solar

Pepsico do Brasil (SP)
Casca de aveia como geradora de energia renovável e limpa

PepsiCo do Brasil (SP)
Programa de Desmaterialização de Resíduos

SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SP)
Bairro Ecológico

Samarco Mineração (RJ)
Taboa Lagoa – Um case de desenvolvimento comunitário sustentável

Schneider Electric Brasil (SP)
Projeto BipBop Brasil

SINQUISP - Sindicato dos Químicos, Quimicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (SP)
Programa de Educação Ambiental para Popularizar do Conhecimento

Universidade Federal Rural de Pernambuco (PE)
Gampe Solidário, Programa de Responsabilidade Socioambiental Universitário e formação de liderança

Verde Gaia Consultoria e Educação Ambiental (MG)
Educação ambiental através de atividades lúdicas para crianças

logo_so

Sobre o Programa Benchmarking Brasil:

É um selo de sustentabilidade que certifica as melhores práticas socioambientais das organizações brasileiras. É uma iniciativa independente que está em sua 10ª edição. Neste período contou com a participação voluntária de 130 especialistas de 15 diferentes países na comissão técnica. Selecionou 250 práticas de 140 instituições, e construiu o maior banco de cases de sustentabilidade de livre acesso do país. 
São 250 práticas catalogadas e organizadas em 10 diferentes temáticas gerenciais. São práticas que alimentam grades técnicas de congressos e seminários e pautas de publicações dirigidas a gestão da sustentabilidade. A prática Benchmarking é uma ferramenta de desenvolvimento gerencial que tem no aprendizado sua base central. Um aprendizado espelhado nos melhores exemplos e cases práticos. Conheça as empresas e os cases selecionados em ordem alfabética. Mais Informações no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/  
São Paulo, 02 de Julho de 2012
(11) 3257-9660/ 3729-9005