sábado, 23 de junho de 2012

Museu do Parque Ecológico Tietê













Hoje, das 10h00 as 12h00 foi realizada a entrega solene das obras de 08 artistas plásticos feitas exclusivamente para o Museu Ecológico do Parque Tietê sob o enfoque da sustentabilidade. As obras farão parte do Acervo do Museu do Tietê no espaço "A Intervenção do Homem na Natureza".


Os artistas plasticos são Rodrigo Machado, Patricia Felippe, Rosely Ferraiol, Consuello Matroni, Morgana Cruz, Marcilio Fernandes, Juarez Martins, Oswaldo Oliveira.


A curadoria foi de Morgana Cruz do Virando do Avesso com o apoio cultural do Instituto Mais. A partir de hoje, os visitantes do Museu terão contato com estas obras feitas com material reciclado que remetem a sustentabilidade produzindo sensibilização e envolvimento dos indivíduos para com as questões socioambientais do momento.


Estes artistas, expõem nos eventos do Instituto Mais desde 2010 sob a coordenação de Morgana Cruz. Na foto acima, Marilena Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais ao lado dos artistas, diretores e coordenadores do Parque Ecológico Tietê.
Na foto ao lado, Morgana Cruz que fez a curadoria e coordenou o grupo de artistas ao lado de Marilena Lavorato do Instituto Mais e dos Diretores do Parque Ecológico Tietê. 


O Instituto Mais apoia iniciativas como esta que levam conteúdos e sensibiliza o publico para os cuidados com o meio ambiente além de fomentar a construção de uma cultura de sustentabilidade junto as pessoas. 

domingo, 17 de junho de 2012

A Juventude e a Rio+20


Por Everton Viesba Garcia

No atual biênio, eventos importantes acontecem em todo o mundo. Um deles a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro entre 13 á 22 de junho. 

Nesta Conferência estão sendo discutidas questões diretamente ligadas ao desenvolvimento sustentável dos países de todo o mundo, mais de 100 Chefes de Estado e delegações se fazem presente neste evento que pode ser considerado o maior da década que trata sobre Desenvolvimento Sustentável.

O Governo Brasileiro e a Organização do Evento esperava que a sociedade civil se envolvesse nas atividades abertas como também criasse suas próprias atividades ligadas ao tema central; no entanto um setor da sociedade acabou por surpreender á todos; a Juventude Brasileira, entre eles universitários e estudantes secundaristas não apenas mostraram um grande interesse no tema como também se mobilizaram entre si para poder participar do evento, esta é uma prova para toda a sociedade que não importa se o tema é educação, saúde, economia ou meio ambiente, mas a JUVENTUDE BRASILEIRA está presente e irá fazer a diferença.

Alguns grupos políticos, movimentos estudantis e demais setores da sociedade criaram tendas no Aterro do Flamengo para expor seus projetos e ideais, em alguns dias durante o evento estudantes de todo o Brasil irão organizar passeatas em prol do desenvolvimento sustentável e hábito ambiental de qualidade.

É chegada a hora meus caros, vamos lá União Nacional dos Estudantes, Universitários de todo o país, estudantes secundaristas, e demais setores da sociedade vamos lutar por um Brasil Ecológico para que nossas futuras gerações possam contemplar a beleza dos paraísos naturais brasileiros.


(*) Everton Viesba Garcia é graduando em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e Representante da UNE no município de Diadema.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Começou a Rio +20

Por Marilena Lino de Almeida Lavorato (*)


Ontém, começou a Rio +20, a conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. 170 países e 130 líderes mundiais confirmados para participarem e discutirem temas diversos dentro dos eixos: economia verde e desenvolvimento sustentável.


A expectativa é grande e a tarefa não é fácil. A começar pela reunião de lideranças que segundo consta estão muito ocupados com a crise financeira que assola a Europa, e que antes, assolou os Estados Unidos. Entre uma crise financeira e outra, os líderes mundiais se ocupam com os conflitos regionais, atualmente representado pela Primavera Arábe. Para discutir o que está acontecendo com o meio ambiente (natural e urbano) , ou seja, a casa de 7 bilhões de pessoas e de outras formas de vida, nunca há tempo ou disposição.  Grandes líderes mundiais não confirmaram presença em tão importante conferência alegando outras prioridades e compromissos, o que de certa forma, desmotiva e esvazia. 


Outro ponto que dificulta a construção de uma cultura de sustentabilidade junto a sociedade, é que temas relevantes da pauta Rio +20 são distantes do entendimento da grande massa, e por isto, ainda não atraem a atenção do cidadão comum, mesmo com todo esforço dos ambientalistas, da ONU e do próprio governo brasileiro, anfitrião pela segunda vez da conferencia. 


Segundo pesquisa do próprio Ministério do Meio Ambiente realizada recentemente confirma este desconhecimento do cidadão comum, apontando que apenas 22% da população brasileira sabe do que se trata a Rio +20. E olhe que melhoramos o desempenho, porque em 92 apenas 6% da população sabia sobre o que se tratava a Rio 92 na época.


Importante lembrar que a conferencia tem este nome porque já se passaram 20 anos da Rio 92 (ou Eco 92), a conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável em 92, que rendeu acordos e tratados, entre eles, as convenções do Clima e da Biodiversidade, e iniciou entendimentos para que anos depois fosse firmado o Protocolo de Quioto. Também produziu alguns documentos importantes como a Agenda 21, bastante utilizado pelos municípios. 


Agora, 20 anos depois e com mais 1,5 bilhão de pessoas no mundo e alguns décimos a mais de elevação na temperatura  (a temperatura global aumentou em 0,74  nos últimos 100 anos), os problemas aumentaram e o tempo para resolvê-los, diminuiu.  O relatório IPCC ( Intergovernmental Panel on Climate Change) de 2007 apontou desafios urgentes com a intensidade de fenômenos  naturais (desastres) a partir das mudanças do clima. O relatório teve a participação de 2500 cientistas de todo o mundo. Somado ao relatório, estamos vivendo na pele parte destes fenômenos no Brasil e em outras partes do mundo (inundações, seca, furacões, tornados, desertificação, etc.)


Reunião Condominial Global


O mundo precisa de um novo modelo de governança para enfrentar os desafios do clima e da escassez dos recursos naturais. Pontos fundamentais para a construção de futuro mais limpo, mais inclusivo e mais humano. 


A natureza, o fundamento invisível da economia, está apresentando a conta e os países estão discutindo, quem deve pagar e como. O tempo está correndo e segundo especialistas, a resiliência acabando. Estamos próximos de um caminho sem volta, ou seja, a cada dia a conta fica mais alta e em certas condições, impagável. 


Este grande condomínio chamado planeta terra que abriga aproximadamente 7 bilhões de pessoas está tendo sua reunião condominial na Rio +20.  Só por isto já merece a presença maciça dos chefes de estados, mas como afirma o teólogo Leonardo Boff em seu artigo publicado hoje no jornal Correio do Brasil "Os agentes do atual sistema mundial preferem salvar o sistema financeiro e os bancos que garantir a vida e proteger a Terra. Esta já está com os faróis no vermelho e no cheque especial"


Expectativa da Rio +20

Segundo estimativa, a Rio +20 irá receber mais de 50 mil pessoas que estarão de 13 a 22 de junho debatendo todas estas questões. E outras milhares estarão virtualmente ligados. Durante 10 dias, o mundo estará em pauta e terá a chance de rever conceitos, firmar acordos e mudar o curso da história para melhor. Mas, se não for desta vez, muita água ainda vai rolar no sentido literal da palavra, até aprendermos que o cuidado com a vida é prioridade para um futuro melhor: mais limpo, inclusivo e solidário.

(*) Marilena Lino de Almeida Lavorato é Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais

terça-feira, 12 de junho de 2012

Fórum de Sustentabilidade – Observatório da Conferência Rio+20

Hoje no no auditório do campus Vergueiro da Universidade Uninove, Marilena Lino de Almeida Lavorato - Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS participou do Forum de Sustentabilidade promovido pelo Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS) da UNINOVE. Marilena moderou a mesa "Educação e Sustentabilidade" com a participação de importantes pesquisadores.  Na foto acima, uma panorâmica da mesa diretora.


O evento foi aberto com a palestra magna de José Eustáquio Romão, diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNINOVE e contou om os debatedores: Maria Tereza Souza, professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e do GeAS, ambos da UNINOVE; Jacques Demajorovic, professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros” (FEI); Leandro Petarnella, professor do Departamento de Ciências Gerenciais da UNINOVE; e Petra Sanchez Sanchez, professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura da universidade Mackenzie. A moderação foi feita por Marilena Lavorato, presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais.


O fórum foi promovido pelo Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS) da UNINOVE e aberto aos alunos e demais interessados no tema. Trata-se de um projeto apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Projeto Pró Administração da UNINOVE, para contribuir com as discussões dos temas contemplados na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), que ocorrerá no Brasil de 20 a 22 de junho deste ano.  Na foto acima, vemos o Prof. Dr. Sergio Moretti fazendo a entrega dos certificados aos participantes da mesa. 


O Forum contou com outras 02 mesas debatedoras nos temas: A Carta da Terra e os objetivos do Milênio e Inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável. 


Além das palestras e debates foram realizadas exposições de práticas e vídeos educativos sobre sustentabilidade, métodos e práticas de gestão de resíduos por empresas especializadas, além de palestras com renomados palestrantes. 


O objetivo deste observatório foi antecipar as discussões mais relevantes da Rio +20 de forma a registrar as expectativas e posicionamentos sobre as principais questões socioambientais. Todos os participantes das mesas foram convidados a escrever um artigo sobre o tema para um livro que será publicado no final do ano nas versões ebook e impresso e que registra as visões e reflexões dos debatedores do evento. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Benchmarking Brasil - Ultima Semana para Inscrições de Cases


 JUNTE SE AOS MELHORES DA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL BRASILEIRA

Encerra no próximo dia 08 de junho o prazo para inscrição de cases de sustentabilidade para concorrer ao Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas.

2012 será uma edição especial, pois além do Ranking do ano, será apresentado também o Ranking da Década em comemoração aos 10 anos do programa Bench Brasil.

Os cases selecionados serão certificados como boas práticas e passam a integrar o maior Banco de Práticas de Sustentabilidade de livre acesso do país, com 226 práticas catalogadas até o momento.

Também são publicados na série BenchMais que já tem 02 volumes lançados: BenchMais 1 e BenchMais2.

luminoso_retoMetodologia desenvolvida e aplicada por especialistas de vários países


O Programa Benchmarking é considerado um dos mais precisos pela metodologia adotada. O Ranking é determinado por uma comissão técnica de especialistas de vários países que avaliam os cases sem ter acesso ao nome da organização. Os cases com pontuação acima do índice técnico determinado são considerados  “Benchmark”.

A comissão é renovada anualmente e congrega representantes da Academia, Instituição Representativa, Governo e Mídia Especializada. Até o momento, mais de 100 especialistas de 15 diferentes países participaram da Comissão Técnica do Programa. A 10a edição conta com 20 especialistas e lideranças de 08 diferentes países na comissão técnica. Mais informações no regulamento de participação disponível no site www.benchmarkingbrasil.com.br
 
logo_soSobre o Programa Benchmarking



Em 10 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país.Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil.

O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feira e congresso internacional, entre outros.

Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia).

Baseado nesta ferramenta, o Programa Benchmarking difunde, fortalece e incentiva a adoção das boas práticas de sustentabilidade nas organizações e sociedade.

Mais Informações nos telefones (11) 3257-9660/ 3729-9005 ou no site: www.benchmarkingbrasil.com.br  

sábado, 2 de junho de 2012

I+ na Virada Sustentável com oficinas de qualidade de vida e sustentabilidade

Hoje, o Instituto MAIS participou da virada sustentável com oficinas de qualidade de vida para crianças e adultos. 


As oficinas de qualidade de vida incluem atividades lúdicas e conceituais para sensibilização e conscientização dos participantes em relação a conectividade da saúde e bem estar com a sustentabilidade. 


O Instituto MAIS coerente com sua missão principal que é a construção de uma nova consciência e da Cultura de Sustentabilidade junto a sociedade, desenvolveu atividades para os públicos infanto juvenil e adulto, dando assim sua contribuição na Virada Sustentável de São Paulo. 


O Instituto MAIS participa da Virada Sustentável desde sua primeira edição com atividades em sua sede e em outros locais da cidade. 


PUBLICO INFANTO JUVENIL


Nas oficinas para crianças a partir de 07 anos, o Instituto MAIS preparou uma atividade lúdica para mais de 200 crianças que aprenderam a confeccionar brinquedos com o reaproveitamento de embalagens usando a com a técnica Virando do Avesso. 


Enquanto confeccionavam os brinquedos e jogos, os oficineiros passaram mensagens de respeito ao meio ambiente, proteção dos recursos naturais e a importância da prática do consumo consciente. 


Na foto acima, grupo de meninos confeccionando brinquedos e jogos com o reaproveitamento de folders. 


Estas atividades foram coordenadas por Morgana Cruz, idealizadora da técnica Virando do Avesso, piscologa e voluntária do Instituto MAIS.


Na foto ao lado, outro grupo de crianças que aprendeu a técnica virando do avesso  para o reaproveitamento de embalagens e papeis.


As oficinas se realizaram no CÉU Jaguaré para mais de 200 crianças em oficinas de 1 hora cada, das 9h00 as 17h00.  


PUBLICO JOVEM E ADULTO


Para o público adulto, o Instituto MAIS preparou um workshop de qualidade de vida abordando 04 importantes temas de sustentabilidade social: Educação Alimentar, Educação Financeira, Viva sem stress e Relações Duráveis e Construtivas. 


O Workshop foi desenvolvido por voluntários especializados que já realizam trabalhos nesta área junto a sociedade e empresas. 


Educação Alimentar foi apresentado por Luis Matuguma, Engenheiro de Alimentos e Chef de Gastronomia. Os tópicos apresentados ajudou a entender como os nossos costumes alimentares afetam diretamente a sociedade e qualidade de vida das pessoas. Incentivou a incluir a sustentabilidade no cotidiano alimentar para desfrutarmos de seus benefícios, melhorando a nossa saúde e a do meio ambiente também.


Já Educação Financeira  falou da necessidade de um novo paradigma baseado no equilíbrio em relação as finanças pessoais. Apresentou um novo conceito de “administração financeira”, baseado em comportamentos sustentáveis,  capaz de proporcionar qualidade de vida no ambiente familiar, produtividade  e criatividade nas atividades profissionais e compromisso com a cidadania. Foi apresentado por Julio Santos, especialista em administração financeira junto a organizações e pessoas físicas. 


Viva sem stress foi elaborado por Morgana Cruz, psicologa e apresentado por Letícia Moreira e Silva, estudante de Ciências Ambientais. Na exposição,  foi abordado os princípios fundamentais para uma reflexão sobre os conceitos de qualidade de vida com ênfase para uma vida sem stress. Motivou os participantes a fazer escolhas mais assertivas e adotar hábitos mais saudáveis. 


Para encerrar, Relações Sustentáveis foi apresentado por Alexandre T. Prado especialista em Marketing e Recursos Humanos que confirmou a certeza de a sustentabilidade começa com o individuo e extrapola para a sociedade através das diversas formas de interação do homem com o meio.  Na exposição ficou clara a importância do autoconhecimento e de atitudes proativas para o fortalecimento de laços afetivos que servirão de base para a construção de relações sustentáveis em nossas vidas. 


O Instituto MAIS participou pela segunda vez da Virada Sustentável compartilhando conhecimento e incentivando as pessoas a construírem um futuro mais sustentável e harmônico, capaz de assegurar maior qualidade de vida a todos.