domingo, 29 de janeiro de 2012

Verde que te quero Verde

Por Marilena Lino de Almeida Lavorato



O verde é fundamental para a saude fisica e mental do ser humano e os parques se tornaram mais do que lazer para a população dos grandes centros urbanos.


Tornaram-se espaços com multiplas funções para aliviar o stress, fazer ginastica, conhecer a botânica, passear com os filhos e animais de estimação, fazer amigos, turismo, namorar, aprender e praticar cidadania. Enfim, viver com qualidade de vida.

As areas verdes são  imprescindiveis para a saude mental, emocional e fisica de uma comunidade. É nestes espaços que tomamos contato com a natureza e o melhor que existe em cada um de nós.


Neste domingo, a exemplo de milhares de pessoas, fui ao Parque Trianon e capturei imagens expressivas desta realidade.  


Pessoas de todas as idades caminhando, correndo ou simplesmente passeando pelo Parque.

Adultos e crianças, se beneficiando do espaço e recarregando suas baterias para a semana que se inicia depois de um agradavel domingo no parque.
O parque abriga árvores como o cedro e o pau-ferro - nativas da região, algumas com troncos superiores a um metro, como a sapopemba, o jequitibá-branco e o jatobá.

Temos também o tapiá-guaçú, palmito, jatobá, sapucaia, açoita-cavalo, bico-de-pato, chichá, pau-de-tucano, vinheiro e jequitibá-branco. Com um pouco mais de atenção dá para se observar micro-habitats com espécies de insetos e aves, principalmente silvestres.

É uma experiência unica, caminhar pelo parque, ter contato com espécies da Mata Atlântica e saber que ele está no coração da cidade e tão próximo da efervescencia cultural e empresarial de uma das mais famosas avenidas do mundo, a Av. Paulista.

Sobre o Parque Trianon

O Parque Trianon, um senhor com mais de 100 anos (fundado em 1892, um ano depois da abertura da Avenida Paulista), é um fragmento  remanescente da mata atlântica em plena região financeira da cidade. Tem mais de 48 mil metros quadrados de área, e é tombado pelo CONDEPHAAT e pelo CONPRESP.

O Parque além de ser a única reserva remanescente de mata atlântica da região, abriga e recebe muita arte. Tem as estátuas Fauno de Vítor Brecheret, e Aretuza de Francisco Leopoldo da Silva, fontes e Chafariz, parques infantis e uma academia ao ar livre com diversos equipamentos. 

Recebe com frequencia, grupo de turistas, apresentações musicais, grupo de caminhadas e trilhas, ONGs que atendem ao publico, etc. 

Na calçada do parque (Av. Paulista), ainda temos uma estátua do Bandeirante Anhanguera esculpida em mármore carrara pelo artista italiano Luigi Brizzolara. 

Nesta mesma calçada nos finais de semana acontece a feirinha de artesanato, e, atravessando a avenida, temos o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) que aos domingos abriga no vão livre, a Feira de Antiguidades.  


(*) Marilena Lino de Almeida Lavorato é especialista em Gestão da Sustentabilidade, Organizadora do Programa Benchmarking Brasiol, Diretora da Mais Projetos e Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Site I+ de cara nova e com mais interatividade

Inspirado pela efervescência inovadora da cidade que nunca para, e que hoje completa 458 anos, São Paulo, o Instituto Mais lançou seu novo site, mais dinâmico, interativo e consistente.O Instituto MAIS sempre apostou na inovação para construir relacionamento com público atuante e interessado em sustentabilidade. Por isto, investe de forma contínua em novas tecnologias e novos processos para compartilhar conhecimento socioambiental aplicado.

O novo site pode ser traduzido para mais de 30 línguas, e todas as pages podem ser divulgadas nas principais mídias sociais, além da interatividade com o conteúdo do site.  Uma equipe de comunicadores e especialistas serão responsáveis pela produção dos conteúdos e pela divulgação das atividades de forma a manter sempre atualizado as informações e noticias.

E nem poderia ser de outra forma. Fruto do Programa Benchmarking Brasil, um selo de sustentabilidade que  em 2012 completa 10 anos, reconhecido pela sua independência e credibilidade. Benchmarking significa aprender com os melhores e perseguir a melhoria contínua, ano após ano, dia após dia.

O Instituto MAIS segue a risca este mandamento da qualidade e da inovação. Ao  longo de sua existência lançou novos formatos de compartilhar conhecimento socioambiental aplicado, fez escola e ditou tendências.  Agora lança o site interativo e o calendário 2012 apostando em Inteligência com Ética.

O Instituto MAIS é uma ONG plural e agregadora que tem por objetivo e missão a Construção da Cultura de Sustentabilidade junto as organizações e sociedade.  Mais informações no site www.institutomais.org

domingo, 22 de janeiro de 2012

Toda forma de vida merece respeito

Hoje, 22 de Janeiro de 2012, uma manhã cinzenta paulistana, a Avenida Paulista recebeu um grupo de ONGs, protetores independentes, amantes de animais e simpatizantes com esta causa em passeata realizada em defesa dos direitos dos animais.

Cartazes com palavras de ordem dizendo "Os animais não votam, mas nós sim", centenas de pessoas e familias de todas as faixas de idades chamaram a atenção da crueldade que é praticada contra os animais, sem niguem que os defenda.

Uma iniciativa justa e necessária, pois é muito triste concluir que em pleno século 21 a sociedade ainda adota práticas que causam dor e sofrimento aos animais. Nosso total repudio a violência e maus tratos contra os animais, e total apoio ao respeito por toda forma de vida do planeta.

NA DOR SOMOS TODOS IGUAIS

Segundo os organizadores da passeata, o protesto foi motivado pela morte do cão rottweiller Lobo, arrastado  pelas ruas de Piracicaba (SP) depois que caiu de uma camionete.

A história de Lobo comoveu as pessoas e o cachorro depois de ter a pata amputada acabou morrendo na ultima quinta feira.

O que mais causa indignidade é que Lobo não é o primeiro animal a sofrer tortura covarde sem punição. Tivemos o caso de Queimadinho, um cavalo do Rio de Janeiro que teve parte de seu corpo queimado, e tantos outros casos de sadismo e covardia que não são divulgados.

Não podemos assistir a atos de vandalismos contra os animais sem nada fazer. Leis existem e devem ser cumpridas com rigor, e aprimoradas sempre que necessário. 

OS ANIMAIS NÃO VOTAM, MAS NÓS VOTAMOS

Devemos criar punições mais severas para crimes contra os animais. Nossos representantes no legislativo devem prestar atenção aos anseios de seus eleitores.

A mobilização já começou e um grupo de pessoas revoltadas com a impunidade de tais crimes lançou um abaixo-assinado, no site Petição Pública, pedindo punições mais severas para casos de maus-tratos a animais. A Lei Lobo como está sendo chamado a
campanha já recebeu centenas de assinaturas.

É o minimo que devemos fazer. A internet e as redes sociais ajudam na articulação e discussão de atos covardes e crueis como este.

A AÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

As ONGs, as pessoas desta passeata assim como as demais que se indignarem por atos como este não estarão de braços cruzados. Lutam de forma legítima e democrática por mudanças de comportamento que envergonham uma sociedade.

A divulgação desta indignação frente a atos crueis como este, e do abaixo assinado nas redes sociais ajudarão na construção de uma cultura de respeito a toda forma de vida.